no , ,

Reunião ministerial do governo Lula

Reunião ministerial do governo Lula
Reunião ministerial do governo Lula

Na última sexta-feira, 6 de janeiro, aconteceu a primeira reunião ministerial com os 37 ministros do governo eleito de Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Em discurso, o presidente afirmou que está otimista, mas que terá muito trabalho em relação aos próximos anos, tendo uma tarefa “árdua” para entregar um país mais saudável para o povo brasileiro.

Essa reunião teve o intuito de alinhar trabalhos e a visão para os primeiros 100 dias de gestão, dando partida assim no novo governo.

Em discurso, Lula falou sobre vários assuntos como saúde e educação. Também citou ser obrigação dos ministros zelar por uma boa e harmoniosa relação com a câmara e o senado.

A primeira reunião ministerial do mandato da minha vida

Lula citou que esse é o mandato da sua vida, e ainda reforçou “Todo mundo sabe que tenho obsessão para acabar com a fome, melhorar a saúde do povo. Porque conheço muita gente que morreu com receita no criado do lado da cama e não tinha 50 reais para comprar um remédio”.

Ele ainda afirmou que devemos dar um salto na qualidade da educação e exportar conhecimento para fora do país. Em sua fala, disse que está na hora do Brasil sair da condição de País em desenvolvimento, para país desenvolvido.

Governo sem criminalizar a política

O presidente eleito frisou a questão da gestão do novo governo, qualificado por ele como técnica e competente, nomes de destaque na política. Ainda assim ele não deixou de citar que não vai aceitar “coisas erradas”, ele afirmou:

“Não faço distinção e não quero criminalizar a política. Nossa obrigação é fazer as coisas corretas e da melhor forma possível. Quem fizer errado, sabe que tem só um jeito, a pessoa será convidada a deixar o governo da forma mais educada possível. E se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria justiça”.

Na reunião ele frisou que: Ministros são acordos políticos

Lula ainda disse que muitos políticos que compõem seu governo, são frutos de acordos políticos. O objetivo disso é formar alianças e assim ter mais votos quando houver a necessidade de aprovar alguma pauta junto a Câmara dos deputados.

Ainda sobre o congresso, lula afirmou:

“O governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é o governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado”, disse.

“Nós não mandamos no Congresso, dependemos do Congresso. Cada ministro tem que ter a paciência de atender bem cada deputado, senador, senadora. Senão, quando a gente vai pedir um voto, ele diz: não, fui em tal ministério e nem me receberam.”

Reunião ministerial: O governo será fechado até dia 24

A equipe do novo governo devera ser completa até dia 24 desse mês. Enquanto isso continue acompanhando nosso blog para sempre ficar informado sobre as principais notícias do país. Até a próxima.