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Confira as Datas Para o Pagamento do DINHEIRO ESQUECIDO

saiu pagamento do dinheiro esquecido?
saiu pagamento do dinheiro esquecido?

A princípio a segunda fase do programa Sistemas de Valores a Receber (SRV), lançado em 2022 pelo Banco Central, estava programada para ter início em maio do ano passado. Porém, foi adiada e deve ser liberada no início de 2023.

Segundo o Banco Central, a funcionalidade deve ser retomada para novas consultas e resgates de valores esquecidos. Dessa forma, o site do programa apresenta a seguinte nota: 

“As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão temporariamente suspensas para aprimoramento. Em breve, o Banco Central divulgará a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos. Enquanto isso, estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores.”

Dinheiro esquecido no BANCO CENTRAL

O primeiro caso, é o dinheiro esquecido do Banco Central. Assim, a instituição liberou a consulta de valores pelo Sistema Valores a Receber. Nesse sistema, os brasileiros podem verificar se possuem algum dinheiro perdido, podendo ser nas contas já encerradas com saldo, consórcios não resgatados, taxas cobradas indevidamente dos bancos, dentre outros. O acesso se dá pelo login que o cidadão possui na plataforma gov.br.

Vale ressaltar que, para resgatar, é preciso possuir selo prata ou ouro no sistema do Governo Federal. Assim, quando é realizado o cadastro, o selo recebido é o bronze. Mas, para aumentar não é tão complicado. O aumento para o selo prata pode ser feito pela validação facial feita através da foto do contemplado nas bases da CNH; pela validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking de um dos bancos que sejam credenciados ou pela validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.

E por último o aumento para o selo ouro pode ser feito pela validação facial através da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral; ou pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil), para quem é servidor público. Contudo, o sistema de consultas do Banco Central está em manutenção e sem data prevista para retornar.

O que fazer quando o valor é diferente?

Nessa situação, se você fez a solicitação pelo Sistema Valores a Receber e houve algum atraso no processo de devolução ou o valor recebido for diferente do previsto, é preciso perguntar o motivo à instituição financeira.

Logo, o valor a ser recebido informado pode ser modificado até a devolução caso a variação estiver prevista em norma ou em contrato.

Assim, o prazo para a devolução é de até 12 dias úteis caso você tenha clicado em ‘Solicitar por aqui’ ou indicado a chave PIX. Nos demais casos, o prazo de devolução é o combinado com a instituição.

Agora, caso a sua situação não seja resolvida, é possível abrir uma reclamação no Banco Central.