no , ,

Bolsonaro: processos e como será julgado sem o foro privilegiado.

Bolsonaro-deve-enfrentar-justia-comum-
Bolsonaro-deve-enfrentar-justia-comum-

Jair Bolsonaro, ex-presidente será julgado sem foro privilegiado, então todos os processos terão um único caminho que mudará totalmente o desfecho de sua vida.

Políticos brasileiros contam com o foro privilegiado, entenda como uma barreira ente o político e a sociedade.

No domingo dia 1° o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu vários privilégios junto da presidência da República, nesse sentido um deles, o foro privilegiado. Tal benefício legisla que é necessária aprovação de algumas instâncias, como STF (Supremo Tribunal Federal) e PGR (Procuradoria-Geral da República) para ser aprovada a investigação.

Bolsonaro poderá ser investigado pelas seguintes suspeitas:

  • interferência na Polícia Federal;
  • vazamento de dados sigilosos de ataque ao TSE;
  • fake news, ataques e notícias falsas sobre ministros do STF;
  • disseminação de notícias falsas da vacina contra Covid-19.

Todos serão julgados por meio da justiça comum.

Seja como for, sem foro privilegiado, os processos terão andamento na Justiça comum, e não há mais necessidade de autorização de instituições para o andamento das investigações.

Bolsonaro precisará contratar um advogado particular para enfrentar os processos. Enquanto presidente, ele tinha acesso a AGU (Advocacia-Geral da União) entretanto hoje precisa arcar com o próprio bolso.

Ações sobre Bolsonaro.

Além dos processos supracitados, Jair Bolsonaro consta em outras doze ações no TSE. São acusações em que o de crime eleitoral inclusive abuso de poder.

Estão envolvidos Bolsonaro e o general Braga Netto, que, em evento realizado no Palácio da Alvorada no ano passado, em que estavam presentes diversos embaixadores estrangeiros. O então presidente e o general atacaram o Poder Judiciário e o sistema eleitoral.

Se o ex-presidente for condenado, nesse sentido, se tornará inelegível, no caso de Bolsonaro que é político significa fim de carreira.

A justiça determinara após julgamento o que acontecerá com o ex-presidente que após falar sem pensar e agir de forma autoritária esta colhendo tudo que plantou.