no

O Saque aniversário do FGTS chegou ao fim?

A modalidade de saque aniversário do FGTS deve chegar ao fim. Se você aderiu ou pretendia aderir, confira!

Será que realmente o governo vai acabar com o saque aniversário do FGTS? O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse ao jornal O Globo que o governo Lula está com a intenção de acabar com esse saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).  De fato, é possível sacar uma parte do saldo da conta do Fundo de Garantia anualmente, no mês de seu aniversário.   ,

Em contrapartida, se você optar por este método, caso seja demitido, não vai mais poder sacar todo o valor. Saiba se o Saque-aniversário do FGTS vai ACABAR? Entenda o que disse o novo Ministro de Lula

Como surgiu o Saque Aniversário?

Em 2019, durante o governo Bolsonaro, o sistema do saque aniversário do FGTS foi criado, sendo que são mais de R$ 12 bilhões por ano em saques e mais de 28 milhões de trabalhadores que fazem o saque de aniversário. 

Sem dúvidas, desde o início do saque aniversário, já foram mais de 34 bilhões de reais, sendo que muitos brasileiros usam como oportunidade de dinheiro extra. Além disso, O Ministro de Lula foi sucesso em 2005 a 2007, sendo que ele utilizava o FGTS como veículo de investimento. Atualmente, ele pretende estimular os fundos de investimentos habitacionais.

Os acionistas e funcionários também podem respirar mais aliviados durante o desemprego, afinal, se sacarem todo valor em todo saque aniversário do FGTS, quando ficar desempregados, não terão nenhum recurso mais disponível. 

Mais promessas do governo

A promessa de Marinho é de aumentar o salário mínimo e gerar empregos, além de propagar a união no território brasileiro. Acredita-se que a fome diminuiu devido ao aumento real do salário mínimo e do emprego. Portanto, eles pretendem negociar com todos envolvidos, inclusive, com os empresários. 

Além de abordar o saque aniversário do FGTS, Marinho disse que o governo federal vai retirar o projeto da Carteira Verde e Amarela que foi criado por Bolsonaro, com intuito de reduzir custos e gerar mais empregos. Além disso, diversas regras dos microempreendedores individuais (MEI) estão irregulares e, de fato, espera-se que ocorra um novo reforço e oficialização para aumentar a remuneração. 

Mariano, além de falar sobre o saque aniversário do FGTS, falou que o recrutamento pelo MEI é ilegal. Ainda mais, informou que vão ser realizadas alterações na Reforma Trabalhista para que as mudanças aconteçam aos poucos.