no ,

Entenda sobre correção da tabela do Imposto de Renda

Entenda sobre correção da tabela do Imposto de Renda
Entenda sobre correção da tabela do Imposto de Renda

Muitas das mudanças estão previstas para os próximos anos. Isso pela atual administração representada pela equipe executiva do governo Lula. Dessa forma, algumas dessas possíveis governabilidades lulistas, já estão com força no campo da economia. Isso com liderança do ministro da fazenda, Fernando Haddad. Entre compromissos do atual governo, seguindo propostas de campanha, está revisão da tabela do imposto de renda. Em suma, muito ainda se fala sobre possibilidades de correção da faixa de isenção da tabela do imposto de renda de pessoa física – IRPF. 

Por outro lado, o problema, é que economia do país, se mostra em momento sensível. Isso acontece por algumas ‘pulgas atrás das orelhas’. Pois liderança do ministro Fernando Haddad, ainda não é unanimidade. Principalmente entre especialistas. Além de muitos empresários fortes dos mercados financeiros. Assim sendo, todas movimentações estão sendo feitas com cuidado. A fim de que não haja desconfortos por parte de parcerias estrangeiras no mercado interno. Em suma, o próprio Fernando Haddad sinalizou que a correção não deve acontecer neste momento.

Haverá alguma correção na tabela do imposto de renda em 2023

Ou seja, não muito distante disso, ideia é inicialmente garantir reforma mais ampla. Além de olhar com cuidado para contas públicas. Principalmente com respeito ao teto de gastos. E outras questões secundário. Assim sendo, segundo Haddad, ainda não é possível fazer correção da isenção do IRPF. Isso em dois mil e vinte três. Pois por outro lado, existe o nem tão famoso, “princípio da anterioridade”. Em suma, para quem não lembra, é isso que rege tributação do imposto de renda.

Dessa forma, de acordo com o princípio; medida de aumento do imposto, só entra em valor no ano seguinte. Porém, sempre é importantemente válido, ficar atento. Pois Haddad também afirmou que talvez não seja necessário esperar dois mil e vinte quatro para fazer isso. Logo, é possível que aconteça correção da isenção de IRPF. Contudo, mesmo se acontecer, mudanças só serão sentidas a partir de 2024. Em suma, dúvida que fica é como vai se fixar a declaração do imposto de renda nesse ano? Pois quantas mais  possibilidades há, mais tempo se demanda para analisar e definir qualquer questão.

Enfim, de acordo com alguns especialistas que disponibilizam conteúdos digitais, sem se identificarem, por tais conteúdos, neste ano tudo deve seguir normalidades. Ou seja, não devem acontecer alterações em regras. Isso porque tudo deve ser divulgado pela receita federal. Isso ainda no fim de fevereiro. Não muito distante disso, não há tempo hábil para aprovação de qualquer mudança. Isso ainda neste ano. Por isso, todas possibilidades de alterações na tabela; vão ficar para o ano que vem. Quem sabe pro ano que vem.