no ,

Saiba se Mais Médicos deve retornar com gestão Lula

Saiba se Mais Médicos deve retornar com gestão Lula
Saiba se Mais Médicos deve retornar com gestão Lula

Dessa forma que chamamos de recentemente, secretário de atenção primária à saúde do ministério da saúde; Nésio Fernandes, falou sobre o programa Mais Médicos. Seguindo explicação do mesmo, medida voltará de forma imediata. Em suma, programa também contará com mais oportunidades. Logo, aquelas vagas que médicos nacionais não desejarem. Como acontece muito, as mesmas se destinarão aos estrangeiros. “A agenda de retomar o Mais Médicos é imediata. Queremos colocar médicos em todos os municípios brasileiros em um curto período de tempo.”. Declarou o secretário.

Por outro lado, o secretário Nésio Fernandes, também falou sobre sua interpretação do funcionamento do programa na gestão anterior. Pois em suma, durante governo Bolsonaro, o Mais Médicos se metamorfoseou em Médicos pelo Brasil. Assim, segundo secretário; o destino dos profissionais era o mesmo que o formato pioneiro mantinha. Portanto, proporcionando que outros locais seguiram com falta deste serviço. Nésio Fernandes indica que já são 300 municípios sem médicos. Isso durante o período de um ano.

Não muito distante disso, dessa forma, 800 cidades não conseguem manter profissionais por prazo maior que uma semana. “Até hoje, grande parte das vagas dos médicos cubanos que deixaram o Brasil por uma crise diplomática não foram preenchidas. Existe um vazio assistencial e será superado.”. Explicou. Essa maneira de gestão do programa, se enraizou, em razão de posicionamentos divergentes dos governos eleitos dês da inauguração do programa. Assim, permanência de estrangeiros, se condicionaria à revalidação do diploma. Isso sem qualquer vínculo com o governo brasileiro.

Programa Mais Médicos, como fica no governo Lula?

Em suma, estes profissionais teriam que obter contrato de trabalho com entes privados. Assim sendo, Cuba parou de participar da medida. Logo, 8.000 médicos mais ou menos, voltaram ao seu país . Com a gestão que se inicia em 2023, outros ministérios se empoderaram do programa. Assim, a atual ministra, Nísia Trindade, tomou posse do cargo ainda nesta semana. Segundo ela, toda equipe ainda deverá definir qual serão possíveis formatos para a medida. “O programa Mais Médicos vai voltar. A meta prioritária do Mais Médicos é garantir o provimento de médicos. O objetivo é fortalecer as equipes de saúde da família. Vamos trabalhar de acordo com o que permite a lei, com médicos nacionais. E depois nós estudamos como ele vai voltar.”. Declarou. Além de que, “A portaria revoga moratória e padroniza as regras para abertura dos cursos. Montamos um grande grupo de trabalho com o Ministério da Saúde, instituições de ensino e entidades de saúde. Há uma maior articulação e compromisso do curso de graduação de medicina com a valorização da rede SUS local e loco regional.”. Declarou ex-ministro do MEC. Victor Godoy.