no ,

Consignado do Auxílio Brasil não precisa ser pago?

Consignado do Auxílio Brasil não precisa ser pago?
Consignado do Auxílio Brasil não precisa ser pago?

Primeiramente, o Governo Federal ainda não oficializou, mas existe uma grande possibilidade das pessoas que solicitaram o Consignado do Auxílio Brasil terem as dívidas perdoadas. Esta decisão vai passar pela Caixa Econômica Federal, pois é a instituição que teria que arcar com os custos.

E segundo as regras do consignado, o cidadão que faz parte o projeto, precisa solicitar o crédito juntamente a uma instituição financeira. E caso receba a linha de crédito, ele vai pagar a dívida em forma de descontos nas parcelas do benefício.

Entretanto, em caso dele ser excluído do programa, ele terá que pagar esta dívida do próprio bolso

Assim, o novo governo já planeja iniciar o processo de pente-fino nos cadastros do CadÚnico, para entender as pessoas que precisam receber o Bolsa Família. E caso tenha inconsistências em dados cadastrais, o indivíduo será removido do programa. E se ele estiver recebido o consignado, ele terá que pagar as parcelas do próprio bolso.

Dessa forma, que o governo tenta a possibilidade de perdoar as dívidas do consignado do Auxílio Brasil, pelo menos para o público que será excluído. Em entrevista para a Folha de São Paulo, o Secretário Nacional do Tesouro, Rogério Ceron confirma esta ideia que a Caixa será responsável por arcar com os custos.

“Tem uma discussão com a própria instituição financeira, que arcou com essa política” explica Ceron.

Consignado do Auxílio Brasil

E nesta entrevista a Folha de São Paulo, Ceron elabora que a decisão de liberar o consignado do Auxílio Brasil para os beneficiários cria uma problema para o futuro.

“É óbvio que uma família em situação de extrema pobreza, com filho pequeno, que precisa comprar remédio, alimentos, coisas de subsistência, se tiver a oportunidade de ter acesso ao recurso de forma rápida, vai fazer e depois busca como resolver. Mas esse depois acaba se transformando em uma bola de neve” Explica Ceron

Outra possibilidade

Por fim, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias, fala da possibilidade de incluir os endividados do Consignado do Auxílio Brasil ao programa Desenrola.

No entanto, este projeto ainda não está pronto. Mas durante sua campanha presidencial, Lula indica que vai criar uma política para ajudar as pessoas a pagarem suas contas como água e luz, por exemplo.

“Tão logo o projeto esteja pronto, certamente o presidente Lula vai lançar. E essa área relacionada ao Bolsa Família será tratada entre outros endividados do Brasil inteiro”, explica Dias