no

ATENÇÃO! Novo golpe do advogado Falso faz várias vítimas

ATENÇÃO! Novo golpe do advogado Falso faz várias vítimas
ATENÇÃO! Novo golpe do advogado Falso faz várias vítimas

Primeiramente, existe um novo golpe que utilizam o WhatsApp para ser aplicado. Com os criminosos se fingindo ser advogados de pessoas que têm ações judiciais. O golpista entra em contato com a vítima, e alega que a vítima ganhou o processo.

No entanto, ela tem que realizar um depósito para conseguir o valor ganho, recentemente uma vítima perdeu quase 30 mil reais.

E de acordo com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) indica que o Eproc que é um sistema público, e permite a consulta pública dos processos que estão tramitando. No entanto, não consegue ver aqueles que estão em segredo de justiça, entenda como funciona o golpe abaixo.

Resumo do golpe

A princípio, Eliezita Castro, de 75 anos foi uma das vítimas deste golpe. Na véspera de Natal, ela recebe uma mensagem dizendo que ganhou uma causa que estava envolvido.

E o homem em contato com ela, que estava se passando pelo seu advogado, diz que para conseguir o dinheiro ela tem que depositar o dinheiro antes. Depois que transferiu R$ 1.500 para o criminoso, ela descobriu que foi lesada por um criminoso. E quanto ele pediu mais dinheiro, a dona Eliezita desconfiou na mesma hora e ligou para o seu advogado, que disse que era uma farsa.

O advogado dela disse que outros de seus clientes também estavam sendo vítimas do mesmo golpista. Os criminosos utilizavam muitos truques como, documentos falsificados do Banco Centra, do Tribunal de Justiça e, após mandar o dinheiro, percebiam que tinham caído em um golpe.

Esta fraude está crescendo

Por fim, em Tocantins este golpe vem crescendo desde o segundo semestre de 2022. Os criminosos que aplicam este golpe, se utilizam várias informações sobre clientes e processos que são acessíveis pela internet. Eles entram no site do tribunal e colocam a OAB do advogado, de lá conseguem uma lista de processos de tal advogado.

Uma das vítimas do golpista perdeu quase R$ 30 mil para os assaltantes. O advogado as vezes precisa de um certo valor para realizar uma diligência, viagem em nome do cliente, isso é normal. Mas o tribunal nunca vai solicitar para você realizar um depósito para liberar um dinheiro que já é seu.