no ,

Inflação menor em 2023? Entenda as mudanças

Inflação menor em 2023?
Inflação menor em 2023?

Segundo estimativas, a inflação deve continuar em queda neste ano. Veja as projeções dos especialistas para 2023.

Segundo projeções de especialistas, a inflação deve ser ainda menor em 2023 do que no ano passado. Após o projeto iniciado em 2022, a redução da inflação nos países brasileiros está avançando.

Entretanto, nos últimos anos, vários fatores – nacionais e globais – contribuíram para o aumento do preço das coisas. Além da pandemia, o cenário da guerra entre Rússia e Ucrânia atingiu o mercado econômico de vários países do mundo.

No entanto, agora o cenário é mais otimista. Confira os detalhes do que os especialistas econômicos acreditam que está por vir em 2023.

Mercado financeiro PROJEÇÃO de inflação para 2023. Confira

Veja projeções mostram queda de inflação em 2023

Tudo indica que o caminho para a redução da inflação continuará também neste ano.

O mercado econômico foi diretamente afetado pelo período da pandemia de Covid-19 que o mundo enfrentava. Além disso, o comércio foi ainda mais afetado pelos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.

A lista de coisas cujo preço aumentou significativamente é longa. Em decorrência do cenário dos últimos anos, a solução que o banco central encontrou foi aumentar os juros.

A economia precisa de tempo para encontrar alguma estabilidade, mas podemos supor que o pior já passou e a inflação deve continuar em queda daqui para frente. Além do cenário estável, houve redução dos impostos sobre os combustíveis, o que ajudou a reduzir a inflação.

Assim, segundo o economista da Euro 17 Lúcio Silva, “há também uma desaceleração nas economias avançadas, o que deve ajudar a conter os preços das commodities agrícolas e minerais e ajudar a controlar a inflação. E tem o efeito da política monetária, que inibe a demanda e aumenta os preços”.

Confira as porcentagens esperadas

A taxa de inflação esperada para 2023 é menor do que no ano passado.

O texto do BC Focus acredita que a inflação será de 5,17% neste ano, enquanto a estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é ainda menor, de 4,9%. Segundo cálculos do IBGE, a inflação do ano passado deve fechar em 5,9%.

Vários economistas também acreditam que a economia mundial deve crescer, agora que tudo nos negócios está caminhando para o normal, porque é hora de reorganizar alimentos, petróleo e transportes após o período de guerra na Europa e o declínio do zero. Política Covid na China.