no ,

Nova lei acaba com as autoescolas?

Nova lei acaba com as autoescolas?
Nova lei acaba com as autoescolas?

Um dos projetos mais polêmicos que está em análise no congresso para ser votado esse ano é a PL n° 6485/2019, de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que acaba com a obrigatoriedade das aulas de autoescola para que o condutor obtenha sua carteira de motorista Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dessa forma, caso o projeto da senadora Kátia seja aprovado, um dos processos de regulamentação da lei de trânsito nacional, no que diz respeito a obtenção da carteira de motorista, irá mudar.

A saber, as aulas de autoescola deixarão de ser obrigatórias, mas pessoas que não tenham um carro que se encaixe no critério do Detran para a prática da direção, vão precisar fazer as aulas da autoescola a fim de comprovar o tempo prático de direção.

Assim, as autoescolas não vão acabar, só deixaram de ser obrigatórias.

Nova lei das autoescolas

Atualmente, quem deseja adquirir a CNH, independente da sua experiência como motorista, tem obrigatoriamente que assistir as aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Assim, o condutor ou condutora poderá escolher qual o melhor modelo para ele ou ela adquirir a sua habilitação.

Assim, o projeto da senadora Kátia, buscar baratear o processo de aquisição da CNH.

Isso porque esse processo de obtenção da CNH envolve várias etapas, como por exemplo, aulas e provas práticas, exames médicos e cursos teóricos.

Todo esse processo, acaba por se tornar longo, burocrático, cansativo e caro.

Dessa forma, com o fim da obrigatoriedade da aula de autoescola, um desses longos processos não deixa de existir, mas se dissolve em outra possibilidade, a da aula de direção doméstica.

Então, caso você tenha um pai, uma mãe ou irmã e irmão, namorado(a), enfim… alguém que tenha carro e possa lhe dar as aulas práticas, vai poder recorrer a eles.

Processo para ter a CNH

Primeiramente, hoje em dia o processo para o condutor adquirir a CNH pode levar até 1 ano, desde o início até o final do tramite. É muito tempo e muito caro.

Visto que em alguns estados do país, o preço da CNH pode sair até por R$ 3 mil.

A expectativa é de que o projeto seja vota ainda no primeiro semestre de 2023.

Obviamente que o custo da CNH vai depender tanto da região onde a pessoa mora, assim como da autoescola. Inclusive o próprio Detran pode ter taxas diferentes a depender do estado.

Por fim, outro fator que muda com o projeto da senadora, é o fim dos cursos práticos e teóricos para as categoria A e B.

Contudo, as provas continuam sendo aplicadas como critério de aprovação ou reprovação, pelos departamentos de trânsito.

Assim como devem passar a ser mais rigorosos no processo de avaliação.

Para o projeto ser aprovado, é necessário passar pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado e por votação na Câmara dos Deputados.

Para saber mais informações sobre a CNH, clique aqui.