no , ,

Maria Laura da rocha: Secretária geral das relações exteriores

Maria Laura da rocha: Secretária geral das relações exteriores
Maria Laura da rocha: Secretária geral das relações exteriores

                Maria Laura da Rocha é agora a secretária-geral do ministério de relações exteriores. Logo em seu discurso de posse, deixou bem claro o seu posicionamento. Ela declarou a necessidade de um aumento das participações de mulheres e também dos negros na carreira diplomática. Ela também aproveitou para declarar o retorno do comitê de raça e gênero. Tudo o que aconteceu em sua posse nós falaremos agora, neste artigo.

        A posse de Maria Laura da Rocha

                A posse aconteceu no dia 4 (quarta-feira) de janeiro. Na ocasião, ela disse que iria cuidar (não sozinha), para que o Itamaraty se tornasse um “ator engajado”. Ou seja, sendo parceiro da sociedade civil e também com os outros órgãos do governo. Para, assim, aumentar o número de mulheres, negros, os menos favorecidos, pessoas de todas as regiões para as carreiras diplomatas.

                Ela ainda continua dizendo que é necessário “refletir cada vez mais a cara do Brasil”. Tomara, no entanto, que isso não fique apenas nas palavras, visto que todos os empossados são da grande elite política. Maria Laura da Rocha também falou sobre a possibilidade e sua intenção de trazer de volta o comitê de raça e gênero, removida no governo Bolsonaro.

                Em sua declaração a respeito, ela disse que é um primeiro passo para que esses temas se tornem “transversais” no governo. Ela citou novamente o Itamaraty, a primeira instituição no país que buscou uma “ação afirmativa” para melhorar essa representação regional, apoiando os brasileiros negros.

                O seu cargo é basicamente o mais importante no Itamaraty depois do ministro. Em sua homenagem, os diplomatas presentes estavam todos em roupas lilás, cor essa, que representa a luta e os protestos feministas de 1908 na luta contra o patriarcado e o machismo.

Mauro Vieira fala sobre Maria Laura da Rocha

                Mauro vieira, ministro responsável pelas relações exteriores, também esteve presente na cerimônia. Em seu discurso de posse não poupou elogios a Maria Laura da Rocha, onde a descreveu como “Diplomata completa”, com muita experiencia, e uma carreira variada e impecável. Mencionou o seu trabalho na secretaria de Estado, feita na explanada dos ministérios.

        Quem é Maria Laura da Rocha

                E realmente, Mauro Vieira não exagerou em tudo o que Disse, Maria Laura da Rocha, possui 68 anos e nasceu no Rio de Janeiro, é atualmente casada e mãe de duas filhas. Foi embaixadora da Hungria e também da Romênia, trabalhou nas embaixadas de Moscou, Paris e também em Roma. Sua carreira se iniciou em 1978, logo após ter estudado Direito na UFRJ. Além de muitas outras experiências como Delegada do Brasil na ONU, UNESCO, FAO…

                Depois do evento, ela ainda conversou com a TV Globo, onde reforçou o protagonismo feminino na área diplomática. Cabe agora, com o tempo, saber como ela irá agir em sua função, mesmo com a experiência e com as belas palavras, apenas as suas ações durante o tempo em que estiver de serviço demonstrará se terá efetuado um bom trabalho pelo seu país.

                Para saber mais sobre essa e outras notícias, basta ficar atento em nosso perfil. Até a próxima.