no ,

Famílias podem perder o Bolsa Família neste trimestre: entenda

Bolsa Família poderá fazer retirada de famílias do programa
Famílias beneficiárias do bolsa família podem ter de atualizar cadastro

O Governo Federal está para abrir investigação no programa social, e famílias podem perder o Bolsa Família neste primeiro trimestre do ano.

Para muitos, esse procedimento é uma espécie de pente-fino nos cadastros do Bolsa Família, no entanto, a intenção do governo não é retirar o benefício de quem precisa, mas verificar possíveis irregularidades.

Nestes três primeiros meses do ano de 2023, os beneficiários poderão começar a receber notificações sobre o pagamento do benefício.

Até o momento, o que se sabe é que a maioria das notificações, serão para atualização cadastral.

Significa que muitos beneficiários estão a cerca de dois anos ou mais sem fazer atualização de dados.

Que pode ser algo simples como mudança de endereço, ou alguma outra informação que precisa ser atualizada.

Porém, o maior foco está nas famílias que declaram ser de uma só pessoa, ou seja; de beneficiário que declarou viver sozinho.

O aumento nesses casos foi tão elevado, que o governo decidiu seguir a recomendação feita pela equipe de transição, para fazer levantamento dos dados, diante de possíveis irregularidades.

Segundo informações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), essa análise nos cadastros, também é necessária para maior segurança.

Novidades no Bolsa Família já começaram. Entenda:

Logo que a equipe de transição do governo Lula entrou em ação, indo para Brasília.

Os esforços para garantir que todos os beneficiários pudessem receber R$ 600,00  foi uma prioridade.

Prioridade essa que obteve sucesso na aprovação no Senado Federal e no Congresso Nacional, validando o pagamento para mais de 21 milhões de famílias.

A segunda vitória foi a aprovação também para a promessa que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez durante sua campanha eleitoral.

E assim, famílias com criança de até 6 anos de idade, independente do número de filhos, cada uma delas terá direito ao adicional de R$ 150,00.

Nunca é demais lembrar que os responsáveis precisam comprovar que a criança está com as vacinas em dia e matriculada na escola com índices de frequência escolar.

Como saber o que fazer para continuar recebendo o pagamento do Bolsa Família?

O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) deverá entrar em contato com aqueles que precisam atualizar o Cadastro Único.

Ao receber o aviso, o beneficiário deverá se dirigir ao  Centro de Referência do Serviço Social (CRAS) em sua região, em geral, o mesmo em que fez o CadÚnico e a solicitação do benefício.

Deverá ter uma nova entrevista, por isso o beneficiário terá de levar os documentos, mas apenas quem receber a notificação.

Caso, por algum motivo, o beneficiário não compareça até a data determinada no prazo para apresentação, poderá temporariamente ter o benefício suspenso.