Quer aprender como a sua conta de luz em 2023 vai estar lá embaixo?
Agora você vai descobrir a notícia mais animadora de janeira. De acordo com a Aneel, a bandeira da tarifa de luz será verde, sendo que significa que as pessoas vão pagar caro pela energia.
Então, você pode respirar mais aliviado. E, para fechar com chave de ouro, você pode economizar mais ainda.
Conta de Luz em 2023 pode ter bandeira verde
Começar com a conta de luz em 2023 com a bandeira verde vai ser o privilégio para os brasileiros que a Aneel apresentou. Além de não ter acréscimo na conta de luz em 2023, o mês de janeiro terá tarifa verde, devido aos bons níveis de água dos reservatórios.
No Brasil inteiro, tivemos muitas chuvas e até houve devastações e enchentes. Portanto, quando a bandeira está verde, significa que as usinas termelétricas não precisaram ser utilizadas. De fato, as usinas são muito caras e a energia não é renovável, além de ser poluente.
Inclusive, você pode comemorar desde já! Os reservatórios estão cheios devido às chuvas, sendo que houve um aumento da capacidade de produção, ocasionando em uma produção de energia muito mais barata.
O reajuste da Aneel
A Aneel reajustou as bandeiras tarifárias na conta de luz em 2023.Portanto, a bandeira amarela aumentou 59,5%, sendo que a bandeira vermelha aumentou 63,5% no nível 1 e no nível 2, aumentou 3,2%.
Desde sua aprovação em julho, está em vigor, sendo que as tarifas sociais, financiadas pelo governo do Estado, não sofreram alterações.
Então, quem deseja economizar e não é beneficiado, deve mudar os hábitos.
Economize já!
As contas de luz em 2023 são polêmicas, mas de fato, você pode ajudar trocando seus eletrodomésticos. Com certeza, as contas podem ser até 90% reduzidas.
Se você não está utilizando um cômodo, desligue a luz e desconecte os aparelhos. Além disso, você pode substituir os equipamentos antigos e tirar os que gastam energia da tomada.
Portanto, deixe as janelas e portas abertas para não acender as luzes durante o dia. Aliás, você pode inovar e investir em energia solar, embora os preços sejam elevados, vale a pena o investimento .
Como resultado, as pessoas que geram energia solar pagam menos de 100 reais mensais em suas contas. Por sinal, é muito mais vantajoso em condomínios e espaços comunitários.
Realmente, o governo ainda não disponibilizou empréstimos vantajosos para inovar com a energia solar, mas se você realmente tiver dinheiro para investir, pode apostar!