O sepultamento e velório do papa emérito começou nesta segunda-feira (2/01) no Concílio Vaticano II.
A morte do Papa Emérito Bento XVI é um precedente inédito na história milenar da Igreja Católica: é a primeira vez que um Papa enterra outro Papa.
Isso porque o Papa Francisco está presidindo os funerais de seu predecessor, Bento XVI, falecido no último sábado aos 31 anos, aos 95 anos.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que esse desejo se tornará realidade. Para a despedida dos fiéis e uma saudação final, o corpo de Bento XVI será exposto na Basílica de São Pedro até o seu enterro.
Assim, é a primeira vez no vaticano que um papa cujas atividades e nomeação já está em andamento, que deve enterrar outro papa. Anteriormente, com o falecimento de algum papa, o cargo ficava vazio (vacante), até que ocorra a nomeação de um novo papa.
Despedida do papa emérito
A despedida só acontecerá na quinta-feira, dia 5, na praça São Pedro em frente à basílica. Em suma, o Papa Francisco presidirá esta cerimônia a partir das 9h30. (horário local).
O que muda na cerimônia é que alguns detalhes do funeral de Bento XVI distinguiram a cerimônia dos rituais anteriores. Nenhum “lugar” ou convite para o conclave.
Isso porque, na prática, todo novo líder da Igreja Católica não é escolhido por meio de processo eleitoral. Este cenário só é possível porque a Igreja tem um líder: o Papa Francisco.
Recorde-se que ele foi eleito após a renúncia de Bento XVI em 2013. Assim, a sede Vacante não permanecerá, porque Francisco continuará em seu cargo.
Bento XVI morre no último dia de 2023, fim da era de dois papas. Assim, dezenas de milhares de pessoas são esperadas para a última festa antes do funeral.
Além dos fiéis, espera-se que Chefes de Estado e líderes de outras religiões devem comparecer ao funeral do 265º papa da história.
Fiéis de outros países poderão assistir a cerimônia
Fiéis de outros países poderão assistir a cerimônia, se despedir do papa e realizar suas preses e orações através da transmissão a ser realizada pelo próprio vaticano.
Assim, basta um celular ou outro aparelho com acesso à internet para acompanhar a cerimônia no canal direto do vaticano.