no ,

Gasolina vai subir ou não? Veja decisão de Lula

Gasolina vai subir ou não? Veja decisão de Lula
Veja se decisão de Lula vai permitir que preço de gasolina suba ou não.

Em sua posse neste domingo (1º), Lula assinou diversos decretos, incluindo a prorrogação da isenção de imposto federal sobre o valor da gasolina. A Agenda Notícias preparou uma série de textos específicos sobre as decisões tomadas por Lula, inclusive se gasolina vai subir ou não. Acesse os textos através do link.

O novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou uma medida para estender a isenção do imposto de combustível por 60 dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acertou com o então ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, que a isenção seria pedida por mais 30 dias.

Assim, saiba qual a posição de Lula e se gasolina vai subir ou não após assinatura de MP (medida provisória).

Medidas tomadas por Lula

Lula publicou a medida de 60 dias na noite deste domingo (01). O governo de Bolsonaro quis mostrar “bondade” com o novo governo. Então a equipe de Guedes propôs uma medida temporária que Bolsonaro assinaria e que valeria por 90 dias para dar mais tempo ao novo governo para tratar da questão do preço da gasolina.

Mas durante a conversa entre Haddad e Guedes, o novo ministro anunciou que só precisava de 30 dias para encontrar uma maneira de resolver o problema. O ex-ministro da Economia disse nos bastidores que a nova medida pretende ser um “gesto de boa vontade” de Bolsonaro ao novo governo.

Outros decretos e medidas passaram pela assinatura de Lula. Além do imposto sobre o petróleo, Lula também assinou outros decretos que aprovam medidas até 2023.

Mudanças políticas à população

Um novo regulamento que visa reduzir o acesso dos cidadãos a armas de fogo. Assim, Lula pediu que o chefe do sindicato reavalie em até 30 dias o segredo imposto por Jair Bolsonaro, como um segredo centenário.

Além disso, Lula emitiu um pagamento de R$ 600, referente ao Auxílio Brasileiro, novamente chamado de Bolsa Família. Aquém das atividades voltadas ao combate à criminalidade médica, também foi assinada uma medida que define a estrutura da presidência e ministérios.

Por fim, também foi assinado um decreto segundo o qual os ministros deveriam enviar propostas para a privatização dos Correios, da Petrobras e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Assim, o preço da gasolina deve se manter mas temporariamente. Conforme decisão de Lula, combustível pode receber novos valores no futuro.