no , ,

Mudanças na lei de trânsito: Veja começa a valer em 2023

Mudanças na lei de trânsito: Veja começa a valer em 2023
Mudanças na lei de trânsito: Veja começa a valer em 2023

Você estava caminhando sem problemas e, de repente, percebe que cometeu uma infração por algo que nem imaginava que poderia ser considerado ilegal. Bom, independe se você conhece ou não as mudanças na lei de trânsito, a multa virá da mesma forma. No entanto, este artigo é exatamente sobre isso, vamos lhe mostrar quais são as novas mudanças na lei de trânsito que começam a valer agora, em 2023. Veja a seguir!

Insulfilm: quais são as mudanças na lei de trânsito?

A primeira delas, que mencionaremos, é a lei do insulfilm. Insulfilm sempre foi um assunto delicado no trânsito, mas, podemos dizer que temos algo fixo para o ano de 2023. Sendo assim, não é permitido que haja bolhas nos vidros dianteiros e nos para-brisas.

Outro ponto ainda sobre o insulfilm está na sua transmitância. A transmitância é a quantidade de luz que atravessa o vidro. Segundo o CONTRAN (Conselho nacional de trânsito), esse número ficou fixado em 70%, sem alterações para cores. Essa porcentagem serve para o para-brisa, para os vidros laterais dianteiros e também para os de segurança traseiros. Para os demais, apenas 28% de transmitância basta.

A punição por Insulfilm é grave: R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Além disso, ocorre retenção do veículo para regularização.

Farol Baixo: Devo ou não usar nas novas mudanças na lei?

Outra regra que sofre alteração é a do farol baixo, em 2016 o seu uso já era obrigatório em rodovias durante o dia. Com a alteração, carros com DRL não precisam mais usar os faróis durante o dia, porém, a regra antiga continua a valer para carros que não possuem DRL. A infração para este caso é média com multas de R$ 130,16 além de 4 pontos na Carteira.

Conversão à direita com sinal vermelho: O que preciso saber no trânsito?

Assim como as leis de Insulfilm são polemicas, esta é um tanto quanto confusa. A lei n.º 14.071/2020 permite a conversão à direita mesmo no sinal vermelho. Mas, é necessário a sinalização para ser permitido esse movimento, para evitar maiores riscos.

Essa regra começou a valer em 2021 e muitas regiões já aderiram, usando a placa: “livre a direita”. Porém, essa placa ainda gera muita dúvida e muitos acabam achando que são obrigados a virar para a direita. A regra já estava valendo desde 2021, mas como ainda há muitas regiões que não se adaptaram, é bom ressaltar.

Entre em 2023 informado sobre as novas leis

Você sabia dessas novas regras? É sempre importante ficar sempre atento, para as novas alterações que surgem para o trânsito e não correr o risco de sofrer multas. Bom trânsito e bom 2023.