no ,

NÃO sacou PIS em 2022? Confira se consegue resgatar

NÃO sacou PIS em 2022? Confira se consegue resgatar
NÃO sacou PIS em 2022? Confira se consegue resgatar

Por mais que pareça que não, trabalhadores formais no Brasil, são contemplados com diversos direitos básicos. E todos tais direitos, protegidos pela CLT – consolidação das leis do trabalho. Ou seja, para aqueles que atuam com registro em carteira PIS/Pasep, nas conformidades do regime. Assim sendo, dentre direitos reservado aos trabalhadores, está:

  • Seguro-desemprego.
  • 13º salário.
  • Abono salarial referente ao pagamento do PIS/Pasep. Esse, que acontece de forma anual.

Em suma, acontece que prazo para sacar PIS/Pasep já chegou ao fim. Isso em 2022. Por outro lado, logo, não muito distante disso, é preciso se atentar, ao prazo estipulado pelo governo federal. Isso em virtude da possibilidade de resgate em 2023. Dessa forma, entender brevemente como se viabilizam pagamento do PIS/Pasep, é necessário. Isso para que assim seja possível verificação do possível repasse de 2023. Além da possibilidade de resgate. Isso dos valores deixados em conta. Mas, ainda que origem do dinheiro seja a mesma. Forma de pagamento se difere. Pois o PIS – programa de integração social –, é destinado para trabalhadores do setor privado. Logo, o Pasep – programa de formação do patrimônio do servidor público –, está direcionado para servidores públicos.

Possibilidade de saque do PIS ano-base 2020 em 2023

Assim sendo, repasses dos valores costumam acontecer no ano seguinte. Isso após trabalhadores exercerem atividades. Além do valor, depender do tempo de serviço. Quem trabalhou em 2016, por exemplo, pôde sacar do abono ao decorrer do ano de 2017. Na contrapartida, ocorreu atraso no repasse dos valores referentes ao PIS/Pasep. Em suma, mais especificamente, dos anos de 2020 e 2021. Que foram marcados pelo pico da epidemia. Logo, o governo adiou pagamento do abono. Assim, dessa forma, trabalhadores que atuaram em 2020 puderam sacar do abono ao decorrer do ano de 2022. Por outro lado, aqueles que trabalharam em 2021 só poderão sacar em 2023.

Por outro lado, antecipadamente, como pontuado nesse conteúdo, trabalhadores que atuaram durante ano de 2020 puderam contar com o saque do PIS/Pasep no ano de 2022. Contudo, prazo para a transação já chegou ao fim. Assim como ano de 2022. Isto é, trabalhadores tinham até a última quinta-feira 29/12/22, para solicitarem saque referente ao ano-base 2020. Em suma, no entanto, é que ainda há possibilidade de resgatar do dinheiro. Porém, contudo, é preciso aguardar abertura do calendário. Ou seja, cidadãos que não sacaram do abono no ano de 2022, só poderão realizar resgate do dinheiro, juntamente com disponibilização da próxima remessa de saques. Isso referente ao ano-base 2021.