no ,

Motoristas continuarão a receber auxílio no Governo Lula?

Motoristas continuarão a receber auxílio no Governo Lula?
Motoristas continuarão a receber auxílio no Governo Lula?

Com o objetivo de concorrer à reeleição nas eleições presidenciais de 2022, o governo de Jair Bolsonaro aprovou em julho uma emenda constitucional conhecida como PEC dos Benefícios, também conhecida como PEC Kamikaze. Com ela, o presidente tem poderes para incrementar e criar diversos programas sociais. No entanto, a tentativa foi inútil e a vitória eleitoral coube a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, fica a dúvida: Motoristas continuarão a receber auxílio no Governo Lula?

Para descobrir quais devem ser seus planos para o próximo ano, leia nosso artigo abaixo.

Programas sociais foram os impulsos do governo em 2022

O presidente Jair Bolsonaro busca criar e incrementar programas sociais como forma de conter sua queda de popularidade. Pela sua atuação durante a pandemia de Covid-19, aliada ao preço dos combustíveis e outros produtos, o atual presidente acredita que com doações dos mais afetados tudo se resolve.

Com a promulgação da PEC eleitoral, promoveu o Auxílio Brasil por 600 reais, o Vale Gás por 100% do valor, e criou o PIX de caminhoneiros e taxistas por 1000 reais. Isso se mostrou inútil e ele perdeu a eleição para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E agora, esses benefícios continuarão?

O auxílio irá continuar?

Para responder a essa pergunta, vamos citar todos os programas sociais já confirmados para o Governo Lula.

Auxílio Brasil

Outrossim, este provavelmente irá continuar. Principalmente porque o presidente eleito Lula nunca escondeu sua insatisfação com a retirada do Bolsa Família após 18 anos de sucesso, então sua primeira medida foi garantir por meio da PEC de Transição que o programa retornasse os mesmos 600 reais de seu antecessor.

Vale Gás

No início de 2022, a Vale Gás inicou o pagamento bimestral do auxílio de 50% do valor médio de cada botijão de 13 kg. Todos os beneficiários são selecionados por meio de cadastro único (CadÚnico) e segurados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Auxílio Brasil.

Em agosto, após a aprovação da PEC eleitoral, o governo Bolsonaro começou a desembolsar 100% desses pagamentos para cerca de 5,9 milhões de famílias pobres. Em 2023, indica que o benefício retornará ao patamar de preço médio original do meio tanque, que será mantido por mais cinco anos.

Mas afinal, o pix caminhoneiro e taxista continuarão?

Afinal, motoristas continuarão a receber auxílio no Governo Lula? Esses benefícios foram pagos em caráter emergencial para a categoria mais afetada na época devido ao aumento do preço dos combustíveis. Caminhoneiros autônomos e taxistas, totalizando mais de 700 mil trabalhadores, receberam R$ 1.000 em seis parcelas até dezembro. No entanto, nenhum deles deve durar até 2023.