no , ,

Solicitar o consignado do auxílio Brasil ainda é possível?

Solicitar o consignado do auxílio Brasil ainda é possível?
Solicitar o consignado do auxílio Brasil ainda é possível?

A utilização do auxílio Brasil para a realização de empréstimos consignados representou uma decisão repleta de polêmicas para o governo de Jair Messias Bolsonaro. Agora, entretanto, a nova governança muda o quadro de ações possíveis, então o beneficiário poderá solicitar o consignado do auxílio Brasil?

O programa de transferência de renda mostrou grande produtividade em um período de instabilidade financeira. O crédito foi uma decisão do governo com o objetivo de gerar possibilidades para quem estava sem opções. Mas também poderia funcionar para o endividamento de algumas pessoas.

Com a derrota presidencial de Jair Messias Bolsonaro, ficou claro que poderia haver alterações ao solicitar o consignado do Auxílio Brasil. Isso realmente aconteceu? Quais as novidades do governo?

Consignado e a polêmica

Em novembro de 2021 a criação e manutenção do auxílio Brasil se deu por completo. Segundo o então presidente, Jair Messias Bolsonaro, o caráter do programa estava pautado na geração de renda, portanto não possuía um caráter social. Mas, a opção do consignado auxílio Brasil gerou grandes polêmicas referentes a essa parte.

O empréstimo teria grande risco para o solicitante. O valor das parcelas eram de apenas R$ 600,00 e o consignado poderia consumir cerca de 40% desse valor em até 24 vezes. A polêmica dessa alteração também teve grande relevância por conta da busca pela reeleição do então presidente. 

Dentro da comunidade financeira, muitos bancos como Itaú, Santander e Bradesco, não ofereceram o empréstimo. Assim, solicitar o consignado do Auxílio Brasil ficou mais complicado. Segundo as instituições, havia grande risco desse valor comprometer a população.

Pode solicitar o consignado do auxílio Brasil hoje?

Sabemos que as eleições foram marcadas por grandes polémicas e que grande parte delas envolviam o auxílio Brasil e o empréstimo possível a partir dele. Essa ação foi totalmente contrariada pela oposição de Jair Messias Bolsonaro. Mas, foi o suficiente para acabar com a modalidade?

Bem, aconteceu uma grande diminuição nos segurados para essa modalidade. A Caixa começou a exigir critérios mais concretos para oferecer o consignado. Grande parte das pessoas pararam de ter essa opção a partir do aplicativo, portanto, essa também se tornou uma grande polémica.

Em todo caso, o novo governo de Luís Inácio Lula da Silva promete algumas alterações. Nada está confirmado! No entanto, sabendo da grande oposição à medida do governo Bolsonaro, há poucas chances de solicitar o consignado do Auxílio Brasil nos próximos meses.