no , ,

O horário de verão vai voltar? Entenda

O horário de verão vai voltar? Entenda

Saiba aqui ás últimas informações sobre a possível volta do horário de verão após mudança no governo.

A princípio, pode-se destacar que após a posse do presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano de 2019, o horário de verão foi suspenso.

Vale ressaltar, que na época, a explicação foi de que ele não colaborava na economia de energia, como tinha por finalidade.

No entanto, há quem possui em mente que a medida pode retornar a partir da posse do presidente Lula (PT) ao poder.

Volta do horário de verão

A possibilidade do retorno do horário de verão teve seu ápice no mês de novembro do ano passado, logo após os resultados favoráveis à eleição do presidente Lula, o petista chegou a criar uma enquete no Twitter com o tema do retorno do Horário de Verão.

Desse modo, o esquema de votação bateu cerca de 2,3 milhões de opiniões, tendo mais de 66% dos brasileiros favoráveis a volta.

Além disso, anteriormente a esse fato, o ator Bruno Gagliasso havia usado a rede social para pedir ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, a volta do horário.

Entretanto, na época, o vice de Lula apenas respondeu o ator com emojis, indicando que compreendeu o recado.

Até o momento, porém, não ocorreu nenhum outro indício de que o horário de verão vai retornar em neste.

Por isso, a ideia é de que ele volte o mais rápido possível, contudo é preciso aguardar novas informações disponibilizadas pelo Governo Federal.

Malefícios e benefícios da implementação

Em suma, o horário de verão foi uma alternativa implementada no Brasil no ano de 1931, sendo a época em que Getúlio Vargas era presidente do país.

Tendo como justificativa, segundo informações do Diário Oficial da União (DOU), que a medida era universal, agrupando benefícios em função da economia de energia.

Dessa forma, o horário incentiva o uso da luz natural do dia, pela troca das fontes de energia artificial que possuem um alto custo de produção.

Veja abaixo os benefícios e os malefícios do horário de verão:

  • Malefícios: alguns indivíduos podem ter dificuldade física ou psicológica para se ajustar aos horários. Ademais, o ciclo agropecuário também passa por duras mudanças com as alterações, fora que há uma diferença de horários em todo o país;
  • Benefícios: há uma economia de energia, mesmo que baixa, bem como um crescimento do consumo em bares e varejos, crescimento da segurança nas ruas e mais uso de espaços públicos. Por meio do horário, aliás, os indivíduos possuem maior motivação para a realizar exercícios físicos.

E você é a favor da volta do horário ou não? Comente nesse post.