no ,

INSS tem nova prova de vida em 2023 entenda o sistema

INSS tem nova prova de vida em 2023 entenda o sistema
INSS tem nova prova de vida em 2023 entenda o sistema

Primeiramente, todos os anos todos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem que fazer a prova de vida. Esta revisão anual é necessário para que os mesmos continuem ganhando os seus benefícios mensalmente.

Contudo, devido a pandemia de Covid-19, o INSS suspendeu a prova de vida, e acabou fazendo mudanças que começa a valer neste ano de 2023. Confira abaixo como será a prova de vida daqui para frente.

Como é a nova prova de vida do INSS?

Então, neste ano a prova de vida é feita de forma totalmente virtual, então as informações vão ser obtidas de forma totalmente virtual. O órgão usará o banco de dados entre Dataprev e INSS, a fim de verificar toda movimentação do beneficiário.

A ideia é deixar o processo muito mais prático e fácil para o beneficiário, para que o beneficiário nunca perca seu benefício indevidamente.

Dessa forma, é analisado registros de vacinação, atualizações do SUS (Sistema Único de Saúde), além de comprovantes de votos em eleições, requerimentos para passaporte, emissão de documentos que inclui identidade ou CNH. Nesses dados que o própria autarquia vai buscar, será feita a comprovação da vida do beneficiário do INSS.

Entretanto, existem casos que esses dados não vão ser o suficiente para comprovar a vida do beneficiário. Então, a previdência social tentará entrar em contato com o beneficiário e solicita-lo para comprovar sua vida, com essas notificações sendo feitas eletronicamente.

Como o aposentado pode comprovar a sua vida?

Por fim, confira abaixo que movimentações o INSS usará para comprovar a vida de seu beneficiário:

  • Acesso ao aplicativo “Meu INSS” disponível para Android e iOS, devendo ser utilizado o reconhecimento facial com a câmera de selfie do celular;
  • contratação ou renovação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
  • votação nas eleições
  • atualizações no CADÚNICO, somente quando for efetuada pelo responsável pelo Grupo;
  • emissão ou renovação de: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou o reconhecimento biométrico;
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.