no ,

Implementação de novidades do Pix são adiadas

Implementação de novidades do Pix são adiadas
Implementação de novidades do Pix são adiadas

Inicialmente, o Banco Central (BC) anunciou que as mudanças do Pix que fora divulgadas semanas atrás foram adiadas. Estas novas funções no sistema teria início em 2 de janeiro, no entanto foram postergadas e devem entrar na ativa apenas em 3 de julho de 2023.

Esta alteração da data foi feita “a pedido do mercado” e tem como objetivo permitir pagamento de salários, pensões e aposentadorias pelo Tesouro Direto.

E o BC diz em nota que “A pedido do mercado, o BC adiou para 3 de julho a vigência dessa faculdade para a permissão de pagamentos de salários pelo Tesouro, a fim de conceder mais tempo para que os participantes do Pix possam adaptar seus sistemas de conta-salário e de crédito”.

Além disso, realização de pagamentos via Pix é uma demanda do próprio Tesouro, que tem o foco de reduzir custos operacionais. Mesmo que pudesse usar esta ferramenta desde sua concepção em 2020, ele não está preparado para operar. Por este motivo, o Tesouro só começa a adotar o sistema em setembro de 2022.

Mudanças esperadas no Pix

Primeiramente, as mudanças no Pix vão incluir mudança nos limites das transações e funcionamento do horário noturno. E aumento no limite do Pix Saque e Troco.

Dessa forma, apenas no dia 3 de julho que os clientes vão poder escolher o horário para se aplicar transações noturna.

Podendo deixar como está, com o início às 20h ou alterar para 22h. Assim, o horário noturno limita o valor de transações que é autorizado dentro deste período.

Por fim, transações únicas vão deixar de ter o limite máximo, significando que o usuário do Pix pode transferir quanto ele desejar de uma única vez. E a modalidade Saque e Troco sobem para R$ 3 mil durante o dia e R$ 1 mil durante o horário noturno. Que como citado acima, vai poder alterar nas 2 opções oferecidas pelo Banco Central.