no , ,

Mudanças do INSS: tudo sobre as atualizações 2023

Mudanças do INSS: tudo sobre as atualizações 2023
Mudanças do INSS: tudo sobre as atualizações 2023

                Para quem solicitará a tão sonhada aposentadoria, precisa estar atento as mudanças do INSS em 2023.

                No ano de 2019 foi aprovada a Reforma da Previdência. Desde então, todos os anos ocorrem algumas atualizações nos requisitos para dar entrada no Seguro Nacional de Previdência Social. Portanto, para quem entrará com uma solicitação precisa estar atento as mudanças vigentes em 2023. Então, acompanhe a seguir.

Mudanças do INSS: Regras de transição

                As principais mudanças se referem as regras de transição, o qual é aquele meio-termo para as pessoas que, de alguma forma, já estão contribuindo para o INSS, mas, que ainda não atendem aos requisitos para dar entrada a aposentadoria em 2019, quando a reforma foi aprovada.

                Essas regras servem para amenizar os efeitos das mudanças e ajudar os trabalhadores que possuem esse direito. Em suma, a regra se baseia na idade mínima e progressiva para se aposentar, de forma simplificada.

                Esse meio-termo, que da regra de transição, permite que trabalhadores que já contribuem, se aposentem antes da idade mínima e escolham a forma mais vantajosa para isso.

                Para o trabalhador que atendia os requisitos para dar entrada na aposentadoria a data anterior a 13 de novembro de 2019, anterior a reforma, e apenas não deu entrada com o processo definitivo, ele ainda se encaixa nas antigas regras de aposentadoria. Sendo assim, as novas mudanças não se aplicam a esses trabalhadores.

Mudanças do INSS: Idade mínima

                Outra atualização envolve a idade dos contribuintes, que torna a aumentar para meio ponto em 2023. De forma que, se um homem poderia se aposentar com 62,5 anos no ano de 2022, em 2023 ele deverá ter completado 63 anos e ter pelo menos 35 anos de contribuição. Para as mulheres, será necessário ter 58 anos e um mínimo de 30 anos de contribuição junto ao INSS

Mudanças do INSS: Transição por idade

                Essa regra de transição atinge apenas as mulheres onde a idade mínima será fixada em 62 anos. Então, para garantir a aposentadoria através dessa regra no ano de 2023, a contribuinte precisará ter 62 anos e 15 anos de contribuição. Assim também, vale lembrar que a antiga regra definia uma diferença de redução de 6 meses para as mulheres em relação à aposentadoria. Mas, com essa mudança esse valor será acrescentado.

Mudanças do INSS: Transição por pontos

                Em suma, na regra de transição por pontos é realizada a somatória da idade do contribuinte mais o seu tempo de contribuição. Atualmente, os homens se aposentam ao atingir a somatória de 100 pontos e as mulheres 90. No ano de 2023 eles sobem um ponto cada.

                Nesse sistema o valor do cálculo segue da seguinte forma: 60% do valor do benefício integral para 20 anos de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres. Mesmo com as mudanças nas regras para a concessão do benefício sendo alteradas, o cálculo do benefício não muda. As mudanças se restringem a idade, pontuação e tempo de contribuição.

2023 é um ano de mudanças

                De qualquer forma, é sempre importante realizar um planejamento para se encaixar na regra mais vantajosa e para a busca de melhor aproveitamento do benefício do INSS. Para ficar sempre informado das principais informações do nosso país, acompanhe nosso blog e confira também outros artigos. Até a próxima.