no

IPVA Reajuste 2023 – Valor será mais caro que o normal

IPVA Reajuste 2023 - Valor será mais caro que o normal
IPVA Reajuste 2023 - Valor será mais caro que o normal

IPVA Reajuste 2023 – Todo início de ano são as mesmas preocupações, e dentre elas está o conhecido IPVA, para pessoas que tem carro ou moto. Porém para o ano de 2023, a notícia não é muito animadora. Além disso, acontece que o imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores vai ficar 10% mais caro em todo o Brasil.

Veja a seguir e saiba mais sobre esse reajuste.

Porém, o cálculo dessa estimativa foi realizado pela Zapay, uma startup de tecnologia e pagamentos de despesas com veículos. Todavia, esse reajuste, acontece devido aos aumentos dos preços de veículos novos e usados. Assim, no ano de 2022, o reajuste médio do IPVA em São Paulo (SP) foi de 22,54%.

IPVA por Estado

IPVA Reajuste 2023 – Entretanto, de um Estado para outro pode haver mudanças na alíquota cobrada do imposto. Por exemplo, no Pará (PA), o IPVA equivale a 2,5% do valor venal do veículo, enquanto em São Paulo (SP) a alíquota é de 4%.

Contudo, o Detran também define as datas e os prazos para pagamento. Assim como oferece descontos para quem deseja quitar o imposto à vista.

Além disso, para se obter uma base do IPVA, é só entrar na tabela Fipe de setembro de 2022, e verificar o valor venal de cada veículo e multiplicar pelo valor da alíquota de cada estado.

(Valor do carro Tabela Fipe Setembro 2022 x alíquota estadual = IPVA 2023).

Dessa forma, os veículos movidos a gás e energia elétrica pagam 3% a menos do IPVA.

E como será a cobrança em cada estado?

Além disso, a maioria dos estados já informou como será a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. Assim como, é importante lembrar que o seu pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme estado, modelo e ano do veículo.

Apesar disso, no próximo ano a promessa é que o IPVA fique mais caro, acompanhando a valorização de carros novos e usados. Entretanto cada Estado tem alíquotas diferentes de imposto, porém todas utilizam o valor de venda de veículos usados – Valor encontrado na Tabela Fipe – ou na nota fiscal de compra, nesse caso somente para veículos 0 KM.

Do mesmo modo, para saber quanto vai pagar de IPVA e emitir a guia de quitação do tributo, é só acessar o site da Secretaria da Fazenda. Segue o passo a passo:

  • Acesse o site da Sefaz do seu Estado;
  • Clique no ícone “IPVA”;
  • Selecione “Consulta débitos”;
  • Preencha seu login e senha criados no portal;
  • Informe a placa do veículo e o número do Renavam;
  • E o sistema irá disponibilizar o boleto para pagamento.