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Finalmente! Ligar no 135 do INSS Será Gratuito Veja

ligação gratuita no 135
ligação gratuita no 135

Rotineiramente beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam ligações para a central de atendimento 135, principalmente aqueles que não têm acesso a internet. Todavia, a ligação por telefone fixo é grátis, se a ligação for feita por celular, a pessoa pagará uma taxa como se estivesse fazendo uma ligação local.

Agora com o intuito de ajudar os segurados do INSS, o  Ministério do Trabalho e Previdência assinou um contrato, no último dia 22 de dezembro, com a operadora Claro para oferecer atendimento gratuito às ligações feitas a partir de telefone fixo e também de telefone celular. 

Sobretudo, a duração do contrato será de 12 meses, sendo possível ser renovado até o máximo de 60 meses. Segundo informações, a prestação do serviço de gratuidade terá início no final de fevereiro de 2023.

Atendimento 135 do INSS

De fato, a Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

Ele é considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Então, quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.

Documentos para atendimento no 135

  • CPF;
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS ou NIT;
  • Número do Benefício;
  • CNPJ/CPF do empregador.

O que pode ser resolvido pelo 135?

  • Atualização de dados cadastrais;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Consulta à revisão do benefício;
  • Pedido de cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro ou renovação de representante legal;
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.