no ,

As MELHORES novidades para o PIX em 2023

Pix: novidades para 2023
Pix: novidades para 2023

O pix se tornou a ferramenta queridinha dos brasileiros no ano de 2022. Seja devido a sua praticidade e agilidade na hora de uma transação, como também pelo seu envio sem taxa. Não importa qual seja o motivo, o pix é, nos dias atuais, querendo ou não, tão utilizado, se não mais, do que o cartão de crédito. Por isso, novidades para o pix no ano de 2023 já foram requisitadas.

A agenda de inovação elaborada pela Banco Central precisou ser repensada devido à greve dos funcionários da entidade financeira de abril a julho deste ano. Assim, o teste piloto de novas funcionalidades e, consequentemente, as novidades para o pix 2023, ficaram para esse ano novo.

Já na primeira segunda-feira do ano, dia 2 de fevereiro, já começarão a valer tais novidades para o pix 2023. Dentre elas, melhorar a segurança dos sistemas de pagamento também está na agenda para 2023.

Prioridades do Banco Central

A principal prioridade do Banco Central para 2023 é desenvolver a função de débito automático pix. O objetivo dessa nova funcionalidade é pagar contas recorrentes através do pix, como contas de luz, água e serviços públicos de outros áreas, como mensalidades de cursos, academias, etc.

De acordo com Carlos Eduardo Brandt, diretor-adjunto do Departamento de Concorrência e Estruturas do Mercado Financeiro do BC, os detalhes técnicos para o desenvolvimento efetivo do débito automático do PIX ainda não foram finalizados.

“Ainda não sabemos quando vamos conseguir concluir o processo e lançar um produto maduro, bem desenhado e que todos possam usar. Qualquer produto precisa ser implantado pelo BC e por todos os participantes do pix”, disse à Folha de São Paulo.

Além disso, o BC também prevê uma nova ferramenta para sinalizar fraudes. Atualmente, as contas suspeitas de abuso são sinalizadas. A partir da alteração, a identificação será aplicada ao CPF e CNPJ desses correntistas.

Principais mudanças no pix 2023

Outrossim, segundo o BC, as mudanças visam trazer mais segurança e agilidade aos milhões de brasileiros que já aderiram à ferramenta.

Assim, com essas novas regras, os bancos não precisarão estabelecer um limite de valor para cada transação, apenas um limite para cada período de tempo.

Os bancos agora têm a opção de personalizar o horário noturno, momento em que os clientes podem solicitar limites mais baixos. Em geral, as mudanças ocorrem entre as 20:00 e as 06:00, mas os bancos podem oferecer aos clientes a possibilidade de mudar para as 22:00 e as 06:00.

Além disso, outra mudança ocorre em ambos os modos pix. Os limites de saque via pix e pix troco foram aumentados.