no

Meio Ambiente: Marina Silva assume ministério

Meio Ambiente: Marina Silva assume ministério
Entenda nomeação de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente

Marina Silva (Rede), deputada do governo federal, foi eleita a nova ministra do Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (29).

Além de Marina, foram anunciados outros 15 ministros e chefes de governo das casas parlamentares.

Após 15 anos, de volta à pasta ecológica, Marina assume o cargo neste domingo (1ª).

Além de Marina, demais nomeados também assumiram seus respectivos cargos logo no primeiro dia do calendário anual de 2023. Assim, entenda mudanças esperadas para o Ministério do Meio Ambiente desde que Marina Silva assume ministério.

Histórico de Marina Silva no governo

Nos anos de 2003 a 2008, foi vice-ministra da diretoria do PT. A ex-filial do PT Marina Silva voltou a Lula durante as eleições presidenciais de 2022.

A ex-filial do PT Marina Silva voltou a Lula apenas nas eleições presidenciais deste ano. Em 2008, a ambientalista deixou o Partido Trabalhista, ingressou no Partido Verde e no PSB e criou a rede.

Marina também foi candidata à presidência em 2010, 2014 e 2018, mas não venceu. Durante a eleição presidencial de 2022, o ambientalista manifestou sua contínua oposição à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e voltou a se dirigir ao governo do PT.

Posição favorável ao governo Lula

A deputada federal Marina Silva nasceu no Acre, onde ingressou na política como deputada do Conselho de Rio Branco. Ela também foi deputada estadual e senadora. Assim, nota-se que o histórico de Marina sempre esteve relacionado à política de alguma forma.

A ambientalista e historiadora Marina fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) com a ajuda de Chico Mendes.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) em entrevista coletiva os últimos 16 ministros que compõem o governo do PT. Portanto, a lista dos ministros do governo Lula está completa. No total, a nova administração forma 37 pastas.

Assim, dentre os nomes mencionados, Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente e, de acordo com o perfil da deputada, espera-se que o país caminhe em prol do respeito e da preservação do Meio Ambiente.