no , ,

Reajuste do INSS: Haverá ajustes para 2023?

Reajuste do INSS: Haverá ajustes para 2023?
Reajuste do INSS: Haverá ajustes para 2023?

                Com as previsões para o aumento no salário mínimo em 2023, também ocorre reajuste do INSS. Então, a regra é clara, se a inflação sobe, o salário mínimo deve subir também. Com isso, aposentados e pensionistas também recebem esses novos valores.

Reajuste do INSS: O salário mínimo vai subir

      O salário mínimo vai aumentar para R$ 1.294,00 em abril de 2022. Mas após um novo estudo da Secretaria de Política Econômica foi observado previsões de aumento para o mercado brasileiro. Então, com isso, a perspectiva de aumento sofreu alteração, representando o valor de R$ 1.319,00 para o salário mínimo brasileiro de 2023.

     Embora sejam motivos para comemoração, ainda não se determinou o valor exato, tanto do aumento do salário mínimo, quanto do reajuste no INSS. O valor só será realmente decretado em janeiro, quando o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, receber o valor da inflação do ano, liberada no final do mês de dezembro.

Reajuste do INSS: Um aumento real no salário dos brasileiros

                Mas, espera-se que este seja o primeiro aumento real na renda brasileira. Ajuste que não acontecia desde 2019, quando se iniciou o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) são 56,7 milhões de brasileiros que levam o salário mínimo como base. Mas, desse valor, 24,2 milhões representam beneficiários do INSS.

                De qualquer forma, os beneficiários recebem o valor atual até que seja decretado o valor atualizado do salário mínimo 2023. A previsão é que o reajuste seja pago nos benefícios concedidos a partir de 25 de janeiro de 2023.

Reajuste do INSS: Calendário de pagamento do INSS

                O calendário para o pagamento do benefício em 2023 já está disponível no site gov.br Para saber a data que você receberá o benefício, precisa ter o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador e conferir no site. Para quem recebe o benefício há algum tempo, segue a mesma data habitual.

                Além disso, o INSS prevê fechar o ano de 2022 com 1 milhão de novas análises de pedidos de pensões e aposentadorias. Também prevê diminuir o número de análises consideravelmente utilizando tecnologia de análise automática de requerimentos. Isso deve aumentar em 460 mil o número de concessões.

                 As expectativas é que essa fila de espera de pedidos novos e de casos que estão em sua segunda avaliação seja praticamente zerada no início do segundo trimestre de 2023.

Atualizações 2023

                Para ter mais notícias sobre a atualização do salário mínimo continue acompanhando nosso blog e sabendo todas as notícias sobre esses e outros assuntos da nossa economia. Até mais.