no ,

Corte nos direitos dos aposentados Santander

Corte nos direitos dos aposentados Santander
Corte nos direitos dos aposentados Santander

Mudanças nas regras da aposentadoria no Santander gera revolta entre os beneficiários. Nessa última sexta feira, dia 23 de dezembro, a mudança foi divulgada. Isso representa uma grande mudança para o banco, mas o corte nos direitos dos aposentados acabou gerando alguns protestos.

Todo o protesto foi causado por conta dessa decisão do banco Espanhol. A relação com os aposentados presentes na instituição poderá sofrer grandes alterações. Mas o que realmente mudou para que essa indignação esteja acontecendo? 

A seguir poderá encontrar algumas informações relevantes sobre essa grande decisão do Santander e qual a relação dela com o corte nos direitos dos aposentados.

Estão cortando a aposentadoria?

Em primeiro lugar, precisa entender que isso não representa uma retirada da aposentadoria, mas haverá mudanças na forma de receber. Para a grande maioria, a aposentadoria é um benefício que se prolonga até que o beneficiário morra, certo? Exatamente nessa parte que poderá surgir alterações.

Segundo algumas informações, a nova proposta visa alterar essa ação. Não há mais um caráter vitalício para a aposentadoria. Na prática, isso quer dizer que em determinado momento ela irá parar de ser recebida. Quando acabar a reserva, acaba o benefício. Por isso, o corte no direito dos aposentados Santander representa um motivo para protestos.

Observando essa ótica, fica claro que essa decisão não gera benefícios claros para o aposentado. Alguns funcionários do próprio banco afirmam que a categoria de aposentados deve protestar contra isso. Afinal, poderá colocar em risco a renda de muitos trabalhadores que passaram sua vida atuando em busca de uma aposentadoria digna.

Mas porque o corte nos direitos dos aposentados precisa dessa alteração?

Em uma live recente, realizada ainda no mês de dezembro, junto com diversas outras instituições financeiras importantes, o banco deixou como pauta essa informação. Em resumo, estão retirando seu patrocínio para o direito do aposentado. Ainda seguindo a resposta do banco, a instituição deixa claro que existe um risco atuarial alto para essa ação.

Mas, há críticas bem severas com relação a essa informação. Segundo Rita Berlofa, funcionária do banco e secretária da Contraf-CUT, os fundos de pensão são completamente auto sustentáveis. Basta uma boa gestão para conseguir isso. O corte nos direitos dos aposentados, portanto, está completamente sem base.

Entretanto, ainda não há tantos pronunciamentos do Santander com relação a isso. Mas há uma preocupação de muitos aposentados porque as informações que parecem chegar dizem a respeito do banco estar em busca de se livrar de alguns aportes de déficits. Assim somente haverá riscos para os participantes.