no

Lula tem grande batalha pela frente com economia do Brasil

A economia brasileira no ano de 2023 está projetada para não ser muito positiva. De fato já era esperado um déficit, sendo que o novo governo do Lula (PT) teria um grande desafio para restaurar a economia brasileira devido ao governo anterior e a pandemia.

Portanto, a previsão está ficando cada vez mais clara e real, sendo que a realidade fiscal do país após a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição modificou os mercados e trouxe à tona a realidade de um rombo no governo. 

Além disso, a mudança da Lei das Estatais,na qual é referente a intervenção política das empresas públicas e que, recentemente foi aprovada, é uma grande preocupação para a economia brasileira.

A economia global e a economia brasileira

Certamente, devido à pandemia, a economia global foi afetada, sendo que existe grande risco de acontecer uma recessão, na qual vai afetar diretamente a economia brasileira.

Além de intensa e desequilibrada, a alta inflação vem atingindo 5%a.a, segundo a OECD Economic Outlook, 2021. Além de ser preocupante, é possível observar o aumento da pobreza, acúmulo de dívidas e muito mais.

Sem dúvidas, o cenário não é estável no mundo inteiro. De fato, um dos fatores da inflação tão alta é que a guerra da Rússia na Ucrânia em fevereiro deste ano refletiu mundialmente. Portanto, devido ao conflito entre os países, acarretou em problemas, afinal, são grandes exportadores agrícolas e energéticos. 

Como resultado, os bancos centrais aumentaram as taxas de juros para conter os preços altos. Isto é, ocorreu um aperto monetário. 

Para conter a alta de preços, o movimento dos bancos centrais ao redor do mundo foi de aumentar as taxas básicas de juros. Portanto, em seus países, o aperto monetário.

PEC da Transição

O teto no governo Lula foi aumentado para 145 bilhões, sendo que a PEC da Transição propicia que as promessas realizadas pelo presidente sejam cumpridas. Inclusive, esse teto, basicamente, é a regra fiscal que determina um valor máximo que não pode ser ultrapassado. 

A questão aqui é se realmente foi feita a devida análise no momento de determinar o teto. De fato, pode ser preocupante devido ao atual estado da economia brasileira

Alteração na Lei das Estatais 

A Lei das Estatais foi alterada com intuito de diminuir o prazo de quarentena no caso da pessoa que realizou atividades nos partidos ou campanhas eleitorais e precisa cumprir antes de entrar para a estatal. 

Portanto, essa redução é receosa, sendo que pode representar um aparelhamento político por parte do governo. Além disso, o governo passou por altas taxas Selic. Hoje em dia, está atingindo o percentual de 13,75%, isto é, uma taxa muito alta. 

Sem dúvidas, a desaceleração econômica é algo esperado, já que a inflação está diretamente relacionada com a economia brasileira e reflete diretamente nos juros, prejudicando a sociedade como um todo.