no ,

Não se deixe enganar pelo golpe do pix de natal!

Não se deixe enganar pelo golpe do Pix de Natal!
Não se deixe enganar pelo golpe do Pix de Natal!

O fácil compartilhamento de fake news via WhatsApp tem sido explorado por bandidos para aplicar um golpe que promete aos usuários 50 reais no pix. E por isso, não se deixe enganar pelo golpe do pix de natal!

No final do ano, as tentativas de fraude aumentaram à medida que mais pessoas queriam ganhar dinheiro extra sem perceber os perigos envolvidos. Um exemplo é a chamada campanha “Nubank Natal Feliz”, veiculada principalmente via WhatsApp para os clientes do banco virtual.

O Nubank está alertando seus clientes sobre o novo golpe, pedindo que denunciem o golpe e não repassem as informações, para que outros não caiam nesse golpe.

Mas afinal, como o golpe funciona?

A falsa campanha é disseminada principalmente por meio de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. A mensagem vinha com uma imagem do Nubank e pedia que os clientes clicassem em um link falso para ganhar 50 reais no pix.

Os bandidos escreveram as mensagens de tal forma que parece que o resgate deve ser cumprido com urgência para que os usuários possam reaver seu dinheiro antes que o pix acabe. Tais golpes com senso de urgência são cada vez mais comuns e bastante eficazes. Levando muitas pessoas a se enganarem no golpe de pix do natal.

Usando engenharia social, os criminosos enganam os usuários com promoções e descontos. Esse ano já tivemos outros golpes oferecendo 50 reais no pix, por exemplo, no Dia dos Pais, onde o bandido se fez passar por banco prometendo honrar o dinheiro.

Posicionamento do Nubank

Preocupado, o Nubank alertou sobre o novo golpe em comunicado esclarecendo que a campanha era uma farsa. O banco também aconselhou os clientes a não cair no golpe.

“O usuário poderá habilitar uma notificação do Nubank de que não está veiculando campanha de Feliz Natal.”

Após clicar no link da mensagem, os bandidos conseguem acessar o celular da vítima, que pode conter links para e-mails e senhas pessoais. Então, mais uma vez te alertamos, não caia e nem se deixe enganar pelo golpe de pix natalino.

Os bancos orientam ter muito cuidado ao clicar nos links encaminhados e contatá-los por meio de seus canais de atendimento, se for o caso.

Assim, faz-se necessária uma atenção maior do público de idade mais avançada em relação a esse golpe. Uma vez que maior parte dos usuários que se deixam levar por tais atos criminas, são aqueles que não tem tanta familiaridade com os recentes bancos virtuais, como o Nubank.