no ,

IPVA 2023: Tudo que você precisa saber!

IPVA 2023
IPVA 2023

Um novo ano está se aproximando e começa a busca por informações relacionadas ao IPVA 2023. Afinal, ele é um tributo que deve ser pago todos os anos, geralmente no mês de janeiro.

Apesar de já ser conhecido por alguns brasileiros, é natural que existam dúvidas acerca dele, especialmente no que diz respeito ao valor do IPVA. Então, aqui vamos trazemos as principais informações, sanando todas as dúvidas sobre. Acompanhe!

Qual o valor do IPVA 2023?

O valor do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) só estará disponível em janeiro. No entanto, é possível fazer o cálculo de quanto será necessário para quitar esse tributo.

Para isso, basta pegar o valor de mercado do automóvel na tabela FIPE de e multiplicar pela alíquota de 4%. Então, se o veículo está tabelado em R$ 40 mil, por exemplo, o IPVA 2023 a ser pago deve ficar em torno de R$ 1600.

No entanto, vale mencionar que cada unidade de federação tem o poder de alterar essa alíquota, pois ela fica a cargo da Secretaria de Fazenda de cada estado.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o pagamento do IPVA tem início no dia 11 de janeiro e para o ano de 2023 os impostos estão 10% mais caros. Para os veículos elétricos e a gás o imposto é mais barato.

Calendário IPVA 2023 Sul e Sudeste: como será o pagamento?

É possível parcelar?

É possível parcelar sim o IPVA 2023, mas novamente cada estado determina em quantas parcelas os proprietários de automóveis podem realizar esse parcelamento.

Em São Paulo, por exemplo, o governo estabeleceu que o parcelamento pode acontecer de 3 a 5 parcelas, a depender do valor do imposto que deve ser pago.

No entanto, quem faz o pagamento integral em janeiro, recebe um desconto de 5%. Essa é uma forma de incentivar o pagamento em dia e de forma integral.

É obrigatório pagar o IPVA 2023?

O IPVA é um tributo de pagamento obrigatório. Então, quem não cumprir com ele, terá que arcar com multas em cima do valor original.

Só para se ter uma ideia, caso o pagamento ultrapasse 60 dias, por exemplo, a multa pode chegar até 40% e o nome do devedor pode ser adicionado ao Serasa. Os juros e multas vão correndo até que a situação seja regularizada.

Lembrando que o pagamento do IPVA pode ser realizado nos bancos conveniados e em casas lotéricas.