O popular aplicativo de vídeo chinês TikTok está banido de todos os dispositivos gerenciados pela Câmara dos Representantes dos EUA. De acordo com o Departamento de Administração da Câmara, a ação está relacionado a um novo projeto de lei. A nova legislação proíbe o aplicativo de dispositivos do governo dos EUA.
O TikTok é considerado “de alto risco devido a vários problemas de segurança“, disse o diretor executivo da câmara (CAO). Em mensagem aos legisladores e funcionários, o uso do aplicativo ficará suspenso de todos os dispositivos administrados pela câmara.
Dessa forma, a Câmara dos Deputados dá um passo maior à implementação de legislação que proíbe o uso do aplicativo aos usuários.
Assim, mesmo que o usuário tenha interesse e aceite os termos de uso do aplicativo, fica impedido de utilizar. Nota-se que EUA proibiu o uso do TikTok em smartphones americanos, valendo já no início de 2023.
Usuários do TikTok americano podem perder suas contas
A Câmara dos Representantes dos EUA está reiterando um projeto de lei iminente que proíbe o aplicativo de dispositivos do governo dos EUA, de acordo com o Departamento de Administração da Câmara.
É ação considera o TikTok “de alto risco devido a uma série de problemas de segurança“, disse o diretor executivo da câmara (CAO) em mensagem aos legisladores e funcionários. Assim, o app deve ser removido de todos os dispositivos gerenciados pela câmara.
A regra segue as medidas tomadas pelos governos estaduais dos EUA para proibir o TikTok, que pertence à ByteDance, com sede em Pequim.
Na semana passada, 19 estados bloquearam pelo menos parcialmente o aplicativo de dispositivos oficiais. A justificativa está na possibilidade do governo chinês usá-lo para rastrear americanos e censurar conteúdo.
Aprovado na última semana, o projeto de lei visa financiar o governo dos EUA até 30 de setembro de 2023. Tal projeto inclui uma cláusula que proíbe o aplicativo de dispositivos gerenciados pelo governo federal. O contrato entrará em vigor após a assinatura do presidente Joe Biden.
Em mensagem à equipe da Câmara dos Deputados, qualquer pessoa com o TikTok instalado nos dispositivos localizados nos Estados Unidos, deverá removê-lo. Desta forma, fica proibida a instalação do aplicativo novamente após a vigência da lei.
Assim, após a votação na Câmara dos Deputados, jornalistas e usuários acionaram a plataforma que não respondeu ou prestou esclarecimentos sobre a legislação.
Dessa forma, nota-se que a proibição do uso do TikTok em smartphones americanos possivelmente será uma decisão permanente, pelo menos até o final do próximo ano.
O projeto aguarda análise e assinatura do presidente Joe Biden.