no ,

EQUIPE Lula PROPÕE revisão da Petrobras?

Equipe Lula propõe revisão da Petrobras?
Equipe Lula propõe revisão da Petrobras?

Equipe de transição, do governo do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva propôs revisão da Petrobras. Dessa forma, o grupo de óleo e gás, sugeriu desenvolver de plano governamental, de expansão do refino nacional, além de revisão do plano estratégico da estatal. Dessa forma, relatório do grupo da equipe de transição, do governo Lula, propôs realização da reforma na Petrobras. Isso em até 60 dias. Logo, a revisão deverá estar sob comando do ministério de minas e energia – MME –, além da própria estatal.

Por outro lado, além do ministério da indústria e comércio – MDIC –, e o BNDES. Ou seja, de acordo com a lista de propostas, postulação de programa para inovação energética, além de a desenvolvimento de um fundo de estabilização de preços dos combustíveis. Por outro lado, mais recente proposta, segue ideia do senador Jean Paul Prates. Logo, Prates, é cotado para assumir a presidência da Petrobras logo logo. Dessa forma, o parlamentar é entusiasmado defensor da garantia de fundos para estabilização dos preços dos combustíveis. 

Sendo assim, expansão do refino também está entre sugestões mais potentes em expectativas do grupo do governo Lula. Pois, de acordo com relatório, com expansão, o grupo visa “atender os principais mercados deficitários do país em termos de derivados de petróleo”. Segundo o grupo de óleo e gás da equipe de transição do petista governo Lula, gestão atual, afeta independência da estatal. Dessa forma, estratégia de refino da Petrobras em curso, assim como gestão do conselho administrativo de defesa econômica – Cade –, produziram dependência do país com relação às importações.

Equipe Lula já mostra estratégias lulistas governamentais

Por outro lado, sobre expansões das capacidades de refino, possíveis objetivos são “atender os principais mercados deficitários do país em termos de derivados de petróleo”. Assim sendo, no documento, não menciona exatamente quais são tais mercados. Porém, cita fonte da transição. E que essa fonte, afirmou que expansão do refino, confirma interesse em se tratar dos polos do Nordeste e Norte, por ser regiões com pouca capacidade de refino. Além de pouco transporte do mesmo. Ou seja, diagnóstico é de que a atual estratégia de refino da Petrobras, e políticas do conselho administrativo de defesa econômica, que determina vendas de refinarias da estatais, aumentaram dependência de importações.

Enfim, nenhuma informação, deixa explícito, nem especifica, termos do plano. Mas, por outro lado, grupo do governo Lula, defende ampliação, e modernização de refinarias. Assim sendo, o grande processo, começaria pelas refinarias:

  • Presidente Bernardes – RPBC.
  • Em Cubatão – SP.
  • Presidente Getúlio Vargas –Repar –, no Paraná.
  • Além de também recomenda construção do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima – Rnest –, em Pernambuco.