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INSS faz ALERTA: GOLPES via mensagem de texto

INSS faz ALERTA: GOLPES via mensagem de texto
INSS faz ALERTA: GOLPES via mensagem de texto

Golpistas sempre são rápidos em estratégias a fim de enganar. Quase impossível de se prever ações dos mesmos. Cabe ficar sempre atento. E se informar com quantia máxima possível das características gerais das coisas. Atualmente, tem golpistas que estão se passando por servidores do INSS. Isso a fim de obter dados pessoais dos segurados. Muitos estão usando como isca, a prova de vida. Dessa forma, as abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular via WhatsApp. Ou até ou SMS.

Assim sendo, não enviar dados pessoais, fotos, ou documentos. Além de não clicar em links enviados por mensagem. Seja da modalidade que for. Por outro lado, nos contatos, golpistas solicitam dados pessoais. Além de fotos de documentos, a fim que não ocorra suposto “bloqueio nos pagamentos”. Em alguns casos, chegam enviar links para que segurado realize biometria facial. Geralmente, a pessoa que fala, é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com intenção de dissimular a farsa vedada. Assim sendo, o INSS alerta todos beneficiários, a fim de, caso receber esse tipo de ligação, desliguem o telefone.

Pois dessa forma, acaba não fornecendo nenhuma informação válida aos ‘ligeiros’. Se abordagem do golpista for por mensagem de texto, bloqueie imediatamente o número de telefone. Logo que, o INSS, não faz contato por telefone para procedimentos de prova de vida. Muito menos manda links por mensagens a fim da realização de biometria facial.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, o INSS alerta ser importante ficar atento:

  • O INSS nunca entra em contato direto com beneficiários. Nem para solicitar dados, nem para pedir envio de fotos. Ou de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
  • O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS. Ou aplicativo para celular. O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
  • A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento. Isso a fim de cumprir, qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento. Tudo sempre pelo aplicativo/site Meu INSS. Ou agência da previdência social. Com agendamento devidamente prévio.
  • Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é procedimento de segurança para confirmar identificação de quem telefonou.
  • Mantenha sempre atualizados os dados de contato. Como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Dessa forma, tentativas de golpes devem ser denunciadas à ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido golpe, registre boletim de ocorrência. E comunique aos órgãos envolvidos