no ,

INSS alerta sobre golpes por mensagem de texto: cuidado!

Alerta de golpe 2023, INSS avisa segurados para não responder SMS
Golpistas usam dados e beneficiários

Muitos novos golpes são criados e sempre alguém acaba sendo vítima de golpistas, por isso o INSS alerta sobre golpes por mensagem de texto. 

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), precisou emitir um comunicado de alerta, sobre táticas que golpistas adotam para enganar segurados.

Buscando fazer novas vítimas, o golpe em evidência é o de mensagens enviadas por texto para celular, via SMS.

O perigo desse golpe é as vítimas fornecerem seus dados a estelionatários que enganam beneficiários com interesse em senhas e demais informações de acesso.

Para alertar os beneficiários, o INSS  alerta para que tenham cuidado, pois o  Instituto Nacional de Seguridade Social não utiliza SMS para fazer contato com segurados e muito menos pede senhas ou outras informações.

Todas as vezes que receber esse tipo de mensagem de texto, saiba que não foi enviado pelo INSS, por mais que pareça ser sério.

Nunca abra mensagens de texto que se diz ser do INSS, nem clique no link, caso tenha.

Quem quiser denunciar, o INSS informa para enviar e-mailetir@inss.gov.br com o assunto [SMS/Email malicioso].

Prepare-se para evitar cair em novos golpes.

Não é raro conhecer alguém que foi vítima de golpes por e-mail, mensagens SMS e até ligação telefônica.

Todos esses meios de contato são aplicados com uma linguagem tão profissional que parecem ser de uma empresa séria.

Mas atenção, tudo não passa de aprimoramentos para enganar e conseguir obter informações como, nome completo, senhas, idade e demais informações financeiras.

Vivemos em uma era, na qual os meios de contato mudaram, mas os golpistas também se atualizaram e sabem usar muito bem a tecnologia.

A primeira dica é nunca clicar em nenhum link, por mais tentador que possa ser, lembre-se de que ao clicar poderá estar abrindo uma porta gigante das informações armazenadas em seu dispositivo móvel.

Celular, tablets Smartphone de todas as linhas, como também no computador ou notebook.

Também é preciso ter muita atenção ao receber ligações de números desconhecidos. Não diga seu nome, muito menos ficar dizendo os três primeiros números do CPF, como muitos pedem.

A pessoa que está te ligando, pode ter seu nome e endereço, mesmo assim pede os 3 primeiros dígitos do CPF e data de nascimento para confirmar.

Realmente pode ser representante da empresa do seu cartão de crédito, mas como vivemos em um momento de atenção.

Educadamente pode dizer que prefere fazer contato direto com a empresa, pois ao ligar para os números de atendimento, ao menos terá a certeza de que está falando com a empresa desejada.