no , ,

Taxa de juros do cartão de crédito: Entenda tudo sobre o cálculo

Taxa de juros do cartão de crédito: Entenda tudo sobre o cálculo
Taxa de juros do cartão de crédito: Entenda tudo sobre o cálculo

A taxa de juros do cartão de crédito pode ser a ruína de muitas pessoas, por não saberem como usar. Mas, principalmente, por não entenderem como os juros funcionam.

Esse hábito de usar o cartão de crédito vem principalmente por querer comprar aquilo que não pode  pagar, assim, você faz o pagamento parcelado, com o intuito de resolver a pendência de pouco em pouco. No entanto, imprevistos acontecem e os juros de atraso podem ser gigantescos.

Atualmente, estima-se que 70% dos lares no Brasil possuem dívidas do cartão de crédito. Se esse for o seu caso, acompanhe o artigo, para entender como funciona o cálculo de juros.

 Taxa de juros do cartão de crédito: Como funciona e como calcular

Quando você faz uma compra parcelada, é como se estivesse emprestando dinheiro do banco, sendo assim, a taxa de juros é o valor acrescido sobre o que foi emprestado.  Assim, o banco está pagando pelo produto, e você está pagando para o banco.

Para saber fazer o cálculo é necessário entender cada negociação, pois podem existir encargos diferentes de um cartão para o outro. Desta forma, basta olhar na sua fatura, os detalhes do valor cobrado. A multa, no entanto, é de 2% ao mês em caso de atraso e pagamento do valor mínimo, além dos juros de mora. Mas, ainda existem os juros rotativos que variam de cada lugar.

Voltando aos valores, na sua fatura constara dois valores, o total e o valor mínimo. Esse valor mínimo corresponde a 15% do valor total (sendo o outro valor apresentado). Por exemplo: No caso de R$ 2.000,00 como valor total, o valor mínimo seria de R$ 300,00. Pagando o valor mínimo você pode acabar ativando o crédito rotativo, aonde a dívida vai para o próximo mês.

Acontece que não é apenas essa dívida que vai para o próximo mês, mas também os juros que ela irá gerar. Esses juros podem ser de 12,5% ao mês, mas, dependendo do banco, o valor pode ser ainda maior. Além disso, esse valor irá aumentar a cada mês, se a dívida não for paga.

        Taxa de juros do cartão de crédito: Vale a pena?

Além das multas já mencionadas, mesmo que não opte pelo mínimo, é necessário fazer o pagamento em dia, para não correr o risco de adquirir multa de atraso. Que Cobra 2% ao mês (sem analisar os dias corridos, mas sim o mês todo, mesmo que tenha atrasado apenas 1 dia). E o juros de mora que é de 1% ao mês, somando um total de 3%

Contratar um cartão de crédito é ótimo para situações emergenciais, mas apenas para essas situações, pois as taxas para pagamentos parcelados e por atrasos são altíssimas e você pode se ver preso em uma situação muito complicada.

Se você possui pagamentos pendentes, procure pagar todos em dia, e se não for possível, procure ajustar as suas finanças, analise outras formas de pagamentos e até mesmo empréstimos com juros menores. Conhecimento é poder e esse poder pode ajustar a sua vida financeira.