A Netflix pode dar fim ao livre compartilhamento de senhas na plataforma a partir de 2023. É o que informa o The Wall Street Journal (WSJ), com base em fontes internas ouvidas pelo jornal.
Portanto, se você tem o costume de compartilhar a sua senha do Netflix, saiba que a plataforma de streaming vai restringir essa prática. Desse modo, a Netflix irá proibir o compartilhamento de senhas entre usuários que não moram na mesma casa a partir de 2023.
Confira por qual motivo a Netflix vai banir o compartilhamento
O objetivo da plataforma é fazer com que seja gerada uma cobrança pela partilha de dados de acesso a usuários não assinantes. Até o momento, a empresa não confirmou oficialmente quando irá implementar o recurso e quais serão os valores cobrados.
Veja o que acarretará no compartilhar senha
Em síntese, ainda não está muito claro o que vai acontecer no caso do Brasil especificamente.
Contudo, neste momento sabe-se que a empresa começou a fazer testes em outros países da América Latina. Nesses países o que acontece com quem divide a senha é o seguinte:
O sistema detecta automaticamente quando alguém entra na conta em outro lugar – que não é a residência principal da família;
Na tela, o sistema pede que o usuário crie sua própria assinatura ou pegue uma taxa extra de compartilhamento do Netflix;
Na Costa Rica o valor era de US$ 2,99; o Peru foi de $ 7,9 PN; no Chile o valor foi de $ 2380 CLP. Isto é, o valor gira entre 30% a 40% do plano mais barato na época.
Contudo, fique tranquilo. Apesar dos rumores que estão circulando por aí, a Netflix não irá cancelar a conta de ninguém que compartilhe suas senhas com os amigos ou parentes.
Netflix correndo atrás do prejuízo
A medida foi tomada por causa da queda no número de assinantes do streaming. Segundo a Netflix, a companhia possui mais de 100 milhões de usuários inadimplentes em todo o mundo e, ao monetizar o compartilhamento pago, a empresa estará em dia com a receita e conseguirá driblar o prejuízo.
Por incrível que pareça, mesmo sem constar nos termos de serviço, a prática de compartilhamento de senhas já foi incentivada pela Netflix. No auge do sucesso da plataforma, a empresa divulgou a seguinte frase em suas redes sociais: “Amar é compartilhar uma senha”, no intuito de atrair mais usuários no serviço de streaming.
Porém, com o surgimento da concorrência e aumento nos valores dos planos, houve uma queda exorbitante no número de usuários. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a Netflix perdeu quase 1 milhão de assinantes.