no

Oswaldo Eustáquio: bolsonarista preso por atos antidemocráticos

Oswaldo Eustáquio: bolsonarista preso por atos antidemocráticos
Saiba quem é o bolsonarista preso por atos antidemocráticos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ordenou a prisão de Oswaldo Eustaquio nesta segunda-feira (26).

No entanto, apesar da comoção popular de eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro, muitos desconhecem a figura de Oswaldo Eustáquio.

Desta forma, conheça através desse artigo quem é o bolsonarista preso ontem (26) pela prática de atos antidemocráticos.

Oswaldo Eustáquio: crime ou liberdade de expressão?

Eustáquio é blogueiro e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele está sendo investigado por fake news e atividades antidemocráticas e já foi preso três vezes por ordem de Moraes (ministro do STF).

Além disso, outros bolsonaristas pagaram R$ 10 mil reais como indenização por difamação do PSOL. Dentre esses atos, Oswaldo está na mira das acusações como fio condutor dos atos antidemocráticos. A postura do youtuber nas redes sociais é considerada pela Justiça brasileira como nociva à democracia.

Atualmente, Oswaldo está em prisão domiciliar e monitorado com tornozeleira eletrônica. A intenção da justiça é impedir que Eustáquio saia às ruas no dia 01 de Janeiro de 2023, data marcada para posse do presidente eleito Lula.

Conforme mostrou o jornal Folha de S. Paulo, o mandado de prisão desta segunda-feira decorre do descumprimento das condicionantes impostas pelo juiz quanto à sua liberdade.

Em 12 de dezembro, Oswaldo Eustáquio teria se escondido no Palácio do Alvorado para evitar um mandado de prisão. Neste dia, bolsonaristas radicais que discordavam da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentaram invadir a sede da PF (Polícia Federal) em Brasília após a prisão do apoiador de Bolsonaro José Acácio Serere Xavante.

O grupo também queimou carros e ônibus alguns dias depois. No entanto, apesar das tentativas legais de interromper as ações do bolsonarista, Eustáquio não demonstra medo ou remorço.

Motivação apra atos antidemocráticos

Recentemente, Eustáquio demonstrou tranquilidade quanto à prisão e afirmou aos veículos de informação que se entregaria, se necessário fosse.

Além de Eustaquio, o ministro do STF (Alexandre de Moraes) prendeu o influenciador Bismark Fugazza pelas mesmas razões. Alguns apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão alimentando protestos recentes pedindo um golpe militar contra a posse do presidente Lula.

Em entrevista à revista Folha por S. Paulo, Eustáquio disse que o pedido de prisão é uma vingança de Moraes.

Esta é a terceira vez que Moraes pede a prisão de Eustáquio. Veja abaixo lista de prisões executadas contra Eustáquio:

  1. Prisão em 2020: o bolsonarista foi preso pela PF por ser apontado em investigação que estava envolvido em ações antidemocráticas ocorridas naquele ano.
  2. Prisão em 2021: o bolsonarista foi preso em setembro de 2021 por participar dos golpes de 7 de setembro. No entanto, o mandado foi suspenso na semana seguinte.
  3. Prisão em 2022: o terceiro mandado de prisão foi executado nesta semana, por envolvimento do YouTuber com manifestações e instigação à atos antidemocráticos.

Assim, Eustáquio segue preso por atos antidemocráticos.