no

Seguro veículo: como escolher a oficina para consertar seu carro

Seguro Veículo: como escolher oficina para conserto de veículos
Projeto de Lei prevê possibilidade de escolher oficina para consertar carro

Todo indivíduo sabe que ao contratar um seguro veículo, independente da corretora/seguradora, o segurado é obrigado a submeter seu veículo ao conserto na oficina previamente selecionada em contrato.

Se o carro quebrar ou nos envolvermos em um acidente de trânsito, a garantia de danos é real. No entanto, para minimizar os danos, projeto de lei prevê as possibilidades de reverter tal cenário.

Desta forma, entenda como a PL (Projeto de Lei) pretende delegar à possibilidade de escolha ao segurado. Assim, em casos de casos, ao acionar o seguro veículo, o segurado por escolher a oficina para consertar seu carro.

PL prevê a possibilidade de escolha do segurado

O objetivo do projeto de lei é garantir que o motorista tenha liberdade para escolher as oficinas ao comprar o seguro automóvel. No entanto, a seguradora deve informar o proprietário da opção ao relatar uma perda.

Ou seja, após a compra do seu novo veículo, ao procurar a seguradora, você deve estar ciente da possibilidade de escolha (que deve estar presente em cláusula contratual) e a seguradora também deve informar o segurado dessa possibilidade.

Além disso, o preço do reparo seguirá os orçamentos médios dos serviços similares e será pago a partir da comprovação da legalidade das peças usadas.

Assim, a possibilidade de escolha passa a ser uma possibilidade contratual e passa por requisitos especificados em contrato e na lei. Desta forma, vale estar atento às possibilidades legais e saber dos direitos do segurado na hora de escolher o benefício:

  1. Pode ocorrer alteração nos valores? Não! Mesmo que haja escolha do segurado quanto à oficina, o preço do serviço deve se manter padronizado e atendendo à média do mesmo serviço prestado em outros lugares.
  2. Responsabilidade da Seguradora? Sim! A seguradora deverá pagar pelos serviços a partir da comprovação da veracidade das peças (devem ser originais).

Terceiros também podem ser beneficiados

De acordo com a proposta de lei, esse direito de escolha se estende ao terceiro, que ainda é objeto da ação. No entanto, se o terceiro e a seguradora não chegarem a um acordo, as seguradoras devem respeitar a escolha de cada uma na reparação dos seus veículos.

O texto também proíbe as seguradoras de criar obstáculos ou tratamento diferenciado em razão da livre escolha. A proposta está atualmente em revisão final nos comitês financeiros e fiscais.

Assim, podemos notar que o seguro veículo deve passar por mudanças no próximo ano. Logo, é importante saber escolher a oficina para consertar o seu carro.