no ,

Tebet decidiu aceitar pasta do Planejamento de Lula

Tebet decidiu aceitar pasta do Planejamento de Lula
Tebet decidiu aceitar pasta do Planejamento de Lula

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) decidiu aceitar a pasta do Planejamento do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, a decisão deve ser formalizada ainda nesta 3ª feira (27.dez.2022) em reunião com o petista em Brasília. 

Assim, parte do núcleo do governo de Lula considera que Tebet tem perfil econômico muito diferente em relação ao de Fernando Haddad (PT). Este será o titular da Fazenda, o que poderia criar uma tensão entre os 2 no governo.

Contudo, o futuro ministro da Fazenda elogiou a senadora na 2ª feira (26.dez) ao dizer que ela tem perfil adequado para eventualmente assumir o Ministério do Planejamento no novo governo.

Outros ministérios para Tebet

O nome de Tebet chegou a ser cogitado para outros postos, como os ministérios do Desenvolvimento Social, das Cidades ou do Meio Ambiente. No entanto, houve forte reação de petistas e outros aliados contrários à ideia. 

O temor seria que, ao gerenciar programas como o Bolsa Família e ações como obras de infraestrutura, a senadora passasse a ter uma ótima vitrine para concorrer novamente à Presidência da República em 2026. 

O futuro ministro de Relações Internacionais, Alexandre Padilha (PT), também confirmou que o PT já recebeu uma sinalização positiva do MDB em relação à aceitação de Tebet. 

“Não existiu nenhuma discussão porque já tem uma estrutura do ministério do planejamento proposta pela transição e foi esse o convite que foi feito a senadora Simone Tebet. Ipea e IBGE fazem parte do ministério do planejamento. O ministério não será nem menor nem maior, independente de quem seja a pessoa que venha a ocupa-lo”, disse Padilha.

Entenda o caso

Simone Tebet concorreu à Presidência da República pela primeira vez neste ano. No primeiro turno, ficou em terceiro lugar ao obter 4,9 milhões de votos (4,1%). Após a votação, informou que ficaria do lado da democracia e, no segundo turno, apoiou Lula.

Ela foi indicada para o Ministério do Desenvolvimento Social. Contudo, na quinta (22/12), Lula anunciou o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) para comandar a pasta, responsável por programas como o Bolsa Família.

Outros ministérios que Simone Tebet poderia assumir eram os seguintes: Planejamento, Cidades ou Meio Ambiente. 

Lula esteve com lideranças do MDB na quinta-feira (22) para acertar o espaço do partido no governo que tomará posse em 1 de janeiro. O MDB, partido de Tebet, poderá assumir até três pastas, entre as quais, Cidades e Transportes.