no ,

Se Lula cancelar o consignado Auxílio Brasil: dinheiro tem que ser devolvido?

Se Lula acabar com consignado Caixa Tem, o que acontece?
Como saber quem terá que devolver dinheiro, se o consignado acabar?

O novo governo pode tomar decisão de seguir orientação da equipe técnica que sugere Lula cancelar o consignado Auxílio Brasil. Mas e o dinheiro tem que ser devolvido?

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a Caixa Econômica Federal a fazer empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil.

Para isso, desde de outubro, o cidadão pode solicitar consignado diretamente pelo aplicativo caixa Tem, sem burocracia.

Milhares de beneficiários solicitaram o crédito que é depositado na conta, mas esse empréstimo pode estar com os dias contados.

Se por um lado, algumas pessoas pensaram no crédito para usar o dinheiro em algum investimento de trabalho, para aumentar as chances de ganhos.

Outros preferiram aproveitar a linha de crédito da Caixa, livre de burocracia, para ajudar no pagamento de dívidas.

Quais os motivos para o empréstimo consignado Auxílio Brasil estar sujeito a acabar?

Um dos motivos que poderia levar Lula a decidir pela suspensão do consignado, seria por ouvir a orientação da equipe de transição.

Técnicos que pontuaram como aumento do endividamento para os beneficiários.

Vale lembrar que não foi apenas a equipe técnica do futuro governo que acreditava ser melhor as famílias de baixa renda não aumentarem o comprometimento financeiro.

Especialistas da área econômica, na época em que o consignado foi liberado pelo Caixa Tem, também alertaram para o risco da redução de renda para quem já tem pouco.

Ao contratar o empréstimo consignado, o beneficiário passa a ter desconto direto no valor que recebe por mês do benefício.

Simplificando, os R$ 600,00 cai e o que parece ser uma solução imediata, a longo prazo reduz o valor e passa a fazer diferença no orçamento doméstico.

Se o Consignado Auxílio Brasil for suspenso, o beneficiário terá de devolver o dinheiro?

Essa é uma preocupação por parte de beneficiários que utilizaram o serviço de crédito.

Ainda que a decisão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, seja pelo encerramento do consignado pelo programa social.

Beneficiários que já tiveram o consignado aprovado e que receberam, não terão fazer devolução do dinheiro.

Para quem já contratou o serviço, nada muda, pois a contratação foi feita antes de uma possível decisão.

Até o momento, nenhuma declaração de Lula foi de afo feita sobre o fim do empréstimo consignado para beneficiários, do que virá a ser Bolsa Família.