no ,

RÚSSIA está pronta para o fornecimento de gás à EUROPA?

Rússia está pronta para o fornecimento de gás à Europa?
Rússia está pronta para o fornecimento de gás à Europa?

“O mercado europeu continua relevante, pois a escassez de gás persiste e temos todas as oportunidades para retomar o fornecimento.”. Afirmou o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak. Isso à agência de notícias estatal TASS. “Por exemplo, o gasoduto Yamal-Europa, que foi interrompido por motivos políticos, permanece sem uso.”. Complementou Novak. Por outro lado, o gasoduto Yamal-Europa geralmente tem seu fluxo orientado para o oeste.

Porém, isso se reverteu, principalmente desde dezembro de 2021. Pois naquele período, quando a Polônia deixou de comprar gás da Rússia. Favorecendo assim, às compras do gás armazenado na Alemanha. Dessa forma, em maio, Varsóvia, rescindiu acordo firmado com a Rússia. Isso depois de ter rejeitado as exigências de Moscou. Exigências de que o gás fosse pago em rublos. Por outro lado, a russa Gazprom respondeu cortando fornecimentos. Além de também dizer que não poderia mais exportar gás via Polônia. Isso depois que Moscou impôs sanções. Sanções contra a empresa proprietária do trecho polonês do gasoduto. Ou seja, a Yamal-Europa.

Por outro lado, ainda, Novak também reiterou que Moscou está discutindo fornecimentos adicionais de gás através da Turquia. Logo após a desenvolver e finalizar de um hub no país. Novak também disse que Moscou estima, ter enviado 21 bilhões de metros cúbicos – BCM –, de gás natural liquefeito – GNL. Isso para a Europa em 2022. “Este ano conseguimos aumentar significativamente o fornecimento de GNL para a Europa.”. Disse Novak. “Nos 11 meses de 2022, o fornecimento aumentou para 19,4 bcm, até ao final do ano são esperados 21 bcm.”. Acrescentou.

Hubs e distribuições de gás

Dessa forma, trajetória de desenvolvimentos mundiais nas áreas do mercado do gás, tem se codificada por meio de hubs de negócio. Logo, com consolidação dos hubs de minério, logística, serviços e petróleo. Fase atual é de total desenvolvimento do hub de gás e energia. Isso com foco nas sinergias, com todos demais segmentos. Sendo assim, os hubs de gás e energia, são considerados vocações naturais. Dessa forma, com mais recentes marcos regulatórios do setor, atrações de outras possibilidades de rotas, e de escoamento do gás, possibilita a conexões de gasodutos. Ou seja, um marco para industrializações geopolíticas.

Enfim, mais powers focos, são promover soluções em gás e energia. Isso de forma a conectar oferta e demanda. Além de áreas de influências. A fim de atrair investimentos e oportunidades. Isso para regiões que se envolvem nos processos de avanço. Em sim, desenvolvimento valores expressivos aos acionistas. Sempre sob ótica socioeconômica sustentável.