no ,

Pix tributado em 2023? Saiba o que esperar

Pix tributado em 2023? Saiba o que esperar

Em síntese, o Pix, desde que disponível em 2020, tornou-se um recurso bastante popular entre a população brasileira. Sem dúvida Um verdadeiro sucesso nos meios de pagamento. Assim espera-se grandes mudanças do Pix em 2023. Contamos com Pix tributado em 2023?

O que diz Banco Central sobre o Pix?

Veja o que diz Banco Central sobre o Pix.

Em dois anos de Pix, o meio de pagamento não para de crescer. Cada vez mais empresas estão oferecendo a forma de pagamento tanto em e-commerce quanto em lojas físicas. As compras em estabelecimentos comerciais, que representavam 5% das transações no início do funcionamento do Pix, já representam 23% do total.

O sucesso se traduz em premiações. Em novembro de 2022, o Pix ganhou o Prêmio iBest como melhor iniciativa digital no governo federal. Além disso, recebeu o Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas do Brasil.

Mudanças para o Pix ocorrem em 2023, todavia a pergunta mais latente é: devemos esperar Pix tributado em 2023?

Mudança no Pix para 2023

Segundo o Banco Central, tais mudanças tem o objetivo de criar um ecossistema ainda mais seguro em torno da modalidade de pagamento. As mudanças visam balancear questões relacionadas à segurança e flexibilidade do conhecido meio de pagamento criado em terras brasileiras.

Um dos itens estabelecidos pelo BC é que bancos e instituições de pagamentos ficam desobrigados a definirem um determinado limite a cada transação.

Assim, deve apenas limitar por período de tempo. Dessarte, quem possui limite diário de R$5 mil, poderá o utilizar numa única vez.

Bancos podem, opcionalmente, customizar o horário noturno. Nesse caso, entre às 20h e 6h, ou, facultativamente, 22h e 6h.

O BC também removeu as restrições às transferências para contas de pessoas jurídicas, como pessoas jurídicas. A partir de agora, as próprias instituições financeiras determinarão essas regras.

“Depois de dois anos rodando, conseguimos entender melhor a dinâmica da ferramenta e simplificar alguns aspectos. E foi um pouco disso que o BC fez com as regras de limite”, na visão do CPO da Matera, Bruno Samora ao E-Investidor.

Uma pergunta que não quer calar: Pix será tributado em 2023?

Pix tributado no próximo ano: o que esperar?

Em síntese, a resposta para esta questão é não! O serviço continuará sendo gratuito para os brasileiros. O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana entre instituições financeiras, fintechs e agências de pagamentos. Em síntese, o Pix não será tributado. Sobretudo não por ora.