no ,

Imposto de Renda: Lote residual extra é liberado, saiba se você tem direito.

Imposto de Renda Lote residual extra e liberado
Imposto de Renda Lote residual extra e liberado

O Receita federal liberou o 3º e último lote residual extra do imposto de renda de 2022. Ao todo, 488.637 contribuintes têm direito a receber o montante.

De acordo com informações fornecidas pela Receita, cerca de 437.130 pessoas estão em uma condição de prioridade.

Dentro desse grupo prioritário estão pessoas idosas, profissionais ligados à área da educação, como professores e professoras, por exemplo, além de pessoas com algum tipo de doença grave.

Abaixo, mais informações sobre o lote residual do Imposto de Renda e como fazer para receber o resíduo.

Data de pagamento do lote Residual do Imposto de Renda

A saber, o valor total pago pela receita federal nas 3 parcelas extras residuais do imposto de renda será cerca de R$903,3 milhões e os depósitos poderão ser acessados a partir de 29 de dezembro (quinta).

Esse ano de 2022 foram liberados 5 lotes conforme calendário oficial do Governo Federal:

  • Lote 1: 31 de Maio;
  • Lote 2: 30 de Junho;
  • Lote 3: 29 de Julho;
  • Lote 4: 31 de Agosto;
  • Lote 5: 30 de Setembro.

Entretanto, foram programados 3 pagamentos de lotes residuais extra do imposto de renda, os dois primeiros já foram pagos em 31 de outubro e 30 de novembro, respectivamente

 O terceiro e último lote já estará disponível no dia 29/12. Consulte para saber se tem direito.

Como consultar se tem direito ao 3º lote residual do IR

Em primeiro lugar, as pessoas que tem direito a receber algum valor nesse 3º lote, são as pessoas que após caírem na malha fina da receita federal, regularizaram sua situação.

Ou seja, é um valor ao qual o contribuinte tem o direito, mas que estava bloqueado pela Receita Federal para análise.

Portanto, para saber se você tem direito a receber o pagamento do lote residual, basta acessar o site Meu Imposto de Renda e buscar na lista de serviços a opção Consultar a Restituição.

Logo após, insira seu CPF e data de nascimento.

Pronto, a partir daí você já pode consultar a situação do seu imposto de renda, se tem direito ao resíduo e se possui alguma pendência.

Entretanto, no caso de ainda haver alguma pendência as respeito de informações ou documentos, será necessário o segurado acessar o Portal e-CAC. Por lá é possível resolver as pendências

Por fim, mas não menos importante, o dinheiro só é liberado na conta do próprio contribuinte, nunca podendo ser deposita em contas de terceiros.