no

Veja se você vai receber o LOTE RESIDUAL do Imposto de Renda JÁ disponível!

Veja se você vai receber o LOTE RESIDUAL do Imposto de Renda JÁ disponível!
Veja se você vai receber o LOTE RESIDUAL do Imposto de Renda JÁ disponível!

Agora é possível visualizar o item de imposto de renda residual. Veja como fazer isso para saber se você se qualifica!

A Receita Federal começou nesta quinta-feira (22/12) a liberar as consultas sobre o recolhimento residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de dezembro.

Assim, neste momento, aproximadamente 488.637 contribuintes terão acesso a valores que chegarão a R$ 903.375.493,48. É importante verificar o seu pagamento para ver se você é elegível.

Quer saber como pedir uma quantia? Então nos acompanhe abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Imposto de Renda: Como ADIANTAR a DECLARAÇÃO de 2023

Veja como consultar o lote residual do Imposto de Renda!

De início, é bom ressaltar que as parcelas remanescentes do imposto de renda pertencem aos contribuintes que caíram na rede fina, mas depois conseguiram regularizar a situação.

Do total acima, aproximadamente R$ 235.611.277,64 serão destinados aos que têm prioridade legal:

  • 11.433 contribuintes cuja principal fonte de renda é a educação;
  • 4.613 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 3.718 contribuintes com doença física, mental ou algum tipo de doença grave;
  • 31.743 contribuintes de 60 a 79 anos.

Entretanto, além desses números, outros 437.130 contribuintes não prioritários receberão valores com vencimento em 29 de dezembro. O reembolso é feito na conta bancária do contribuinte.

Pelas regras do IR, o valor do valor reembolsado também deve ser atualizado pela taxa Selic, apurada no mês seguinte ao prazo de entrega da declaração, acumulada até o mês anterior ao pagamento, com exceção de 1% em o mês do depósito. Além disso, as consultas podem ser realizadas via Internet através dos seguintes canais:

  • Através do site oficial da Receita Federal, clicando na opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar Restituição”;
  • Através do aplicativo da Receita Federal Android ou iOS

Segundo os dados da própria repartição de finanças, cerca de 1 milhão de contribuintes caíram recentemente na rede de multas, pelo que a consulta vai ajudar os cidadãos a saber se têm outros problemas por resolver em seu nome e como podem resolver a sua situação.

E se o dinheiro não cair?

Por fim, caso os valores não caiam devido a algum problema como a desativação da conta, os valores ficarão disponíveis para saque no Banco do Brasil por até um ano.

Nesse caso, o contribuinte deve reagendar o recebimento do crédito por meio do site do BB

Outra forma de garantir o repasse é ligar para a Central de Relacionamento do Banco nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

É importante ressaltar que, caso o contribuinte não consiga efetuar o pagamento das restituições no prazo estipulado, o dinheiro só poderá ser recuperado após o usuário solicitar por meio do portal e-CAC. Receita Federal clicando na opção “Declarações e extratos”, depois em “Meu imposto de renda” e por fim em “Pedido de restituição não reclamado na rede bancária”.