Com o passar dos anos o consórcio se tornou uma das modalidades de compra mais procuradas. Mas você sabia que milhões de brasileiros tem ‘esquecido’ R$2,16 bilhões em grupos de consórcio conduzidos por administradoras? Neste artigo, detalharemos tudo o que você precisa saber. Confira.
O que é um consórcio?
Um consórcio nada mais é que uma modalidade de compra onde um grupo de pessoas, física ou jurídica, se junta na intenção de formar uma poupança, visando adquirir algum bem ou serviço.
Como funciona?
O valor desse bem ou serviço é diluído entre todos os participantes de um grupo. Eles recebem um prazo pré-estipulado por contrato para que todos os integrantes contribuam ao longo do período determinado.
Só então a administradora os contempla, seja por sorteio ou por lance, com o valor do bem até que todos sejam contemplados. Assim também, essas administradoras são autorizadas e fiscalizadas pelo Banco central do Brasil, o que torna essa modalidade confiável.
O que os brasileiros têm esquecido nos grupos de consórcio?
Em suma, os brasileiros que escolhem investir dinheiro em consórcios, têm deixado mais de R$ 2,16 bilhões de reais esquecidos em grupos.
Esses números constam no relatório divulgado pelo Banco Central, e correspondem a créditos não utilizados, juros, multas e rendimentos, que não foram retirados após a contemplação do sorteio, até o final de 2021. Do mesmo modo que esse dinheiro também se perde quando há o encerramento do grupo.
O que são essas taxas?
Desde 2008 as administradoras, amparadas pela lei 11.795, estão autorizadas a cobrar uma taxa para manutenção do dinheiro não resgatado. O valor citado corresponde a ex participantes desses grupos, (contemplados ou não) que podem receber esses valores, mas deixam de sacar.
Como posso ter esse valor de volta dos grupos de consórcio?
Você pode estar se perguntando “eu desisti do consórcio, ainda tenho direito a esse valor?” a resposta é sim! É claro que, para reaver esse valor esquecido, você precisara da mesma paciência costumeira envolvendo a contemplação em consórcios.
Se solicitou o cancelamento de um consórcio no qual participava, pode receber o valor de volta após o desconto da multa. Para ter o dinheiro de volta é preciso entrar em contato com a administradora e solicitar que o valor da multa seja aplicado e você se torne apto a participar do sorteio da cota cancelada.
A devolução do valor não acontece imediatamente e você precisara acompanhar as assembleias assim como acontece com a contemplação dos bens.Se sua cota estiver cancelada e for contemplado, basta seguir as diretrizes da administradora, confirmar seus dados pessoais e solicitar a transferência do valor para sua conta bancária de preferência.
Agora é com você
Se você é ex participante de algum grupo de consórcio, confira se tem direito a esse valor. Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de dicas para melhorar sua vida financeira. Até a próxima.