no

Golpes em postos de gasolina: saiba os 3 mais comuns

Golpes em postos de gasolina: saiba os 3 mais comuns
Golpes em postos de gasolina: saiba os 3 mais comuns

Golpes em postos de gasolina são um assunto recorrente. Inúmeras são as possibilidades de golpe: bombas de gasolina adulteradas, assim como os próprios combustíveis que podem passar por alterações ilegais, além de outros inúmeros golpes. Por isso, hoje trouxemos esse informativo sobre golpes para tomar cuidado ao abastecer em postos de gasolina

Se você começou a dirigir há pouco tempo, não deve estar muito acostumado com postos de combustíveis. Mas saiba que, assim como em toda área, muitas pessoas utilizam destes locais para aplicar golpes ou ganhar vantagem em cima dos clientes, e isso acontece muito mais do que imaginamos.

Quer saber quais são os golpes mais comuns em postos de gasolina? Então, leia esta matéria na íntegra e veja algumas dicas de como se proteger desses riscos.

Golpes comuns em postos de gasolina

De acordo com o Instituto Combustível Legal, existem pelo menos oito golpes habituais aplicados no Brasil. A recorrência desses golpes é causada pela dificuldade de identificação, principalmente tratando-se de consumidores comuns, que não entendem muito de automóveis. Confira alguns desses golpes a seguir!

Golpes em posto de gasolina: troca de óleo

Oferecer serviços de troca de óleo é algo comum em postos de gasolina, por conta disso, esse também se tornou um golpe a ser aplicado, visto que poucos desconfiam ou sabem dessa prática.

Por isso, ao trocar o óleo, fique atento à quilometragem indicada pelo mecânico na última troca, além da data de validade. Não há necessidade de trocar antes do prazo indicado.

Aditivo no combustível

Os aditivos nos combustíveis são contra indicados, por isso não há necessidade de colocar em seu combustível. Além de caro, esse é um produto que pode causar prejuízos ao seu veículo. Portanto, caso algum frentista insista no assunto, não aceite. Porém, caso queira, dê preferência à gasolina aditivada. 

Troca de óleo

Algum frentista já deve ter te oferecido uma troca de óleo. Mas, antes de aceitar, verifique o adesivo onde seu mecânico indicou quando deve ser feita a próxima troca.

Se ainda não bateu o prazo escrito ali, não há necessidade de fazer a troca, por mais que o frentista insista ou diga que é preciso. Em caso de dúvidas, procure sempre seu mecânico de confiança.

Finalizando, é importante esclarecer que a ANP é o órgão responsável pela fiscalização nos postos de combustíveis. Caso identifique qualquer irregularidade no abastecimento, o consumidor deverá registrar denúncia no site da ANP ou através do telefone: 0800 970 0267.