no ,

Fim das aulas de autoescola. Projeto pode ser votado só em 2023

Fim das aulas de autoescola em 2023
Fim das aulas de autoescola em 2023

Um dos projetos mais polêmicos que está em analise no congresso para ser votado esse ano, mas que provavelmente irá ficar para o ano que vem é a PL n° 6485/2019, de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que acaba com a obrigatoriedade das aulas de autoescola para que o condutor obtenha sua carteira de motorista (CNH).

Dessa forma, um dos…. mais caros no processo de aquisição da CNH, pode não ser mais obrigatório. Mas isso não é o fim das autoescolas.

A saber, as aulas deixarão de ser obrigatórias, mas pessoas que não tenham um carro para fazer o registro e comprovar o tempo prático de direção, terá que fazer as aulas na autoescola.

Mais a frene falaremos com mais detalhes sobre isso.

Atualmente, quem deseja adquirir a CNH, independente da sua experiência como motorista, tem obrigatoriamente que assistir as aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Dessa forma, caso o projeto da senadora Kátia seja aprovado, vai mudar a regulamentação de trânsito nacional, no que diz respeito a obtenção da carteira de motorista.

Assim, o condutor ou condutora poderá escolher qual o melhor modelo para ele ou ela adquirir a sua habilitação.

Fim das aulas em autoescolas?

Contudo, a proposta da senadora não contempla todas as categorias da CNH, sendo dirigida especificamente a algumas categorias, a saber:

  • Categoria A (motocicletas)
  • Categoria B (carros de passeio)

De acordo com a senadora Kátia Abreu, como as aulas de autoescola encarecem muito o valor da carteira de habilitação, essa seria uma forma de democratizar a CNH.

“Será que as pessoas não gostam de ter carteira de motorista? Será que elas preferem dirigir sem a tal carteira? Ou será que nós, equivocadamente, criamos uma lei que protege as autoescolas em detrimento do cidadão mais pobre?”, argumento a senadora.

Regras para dispensar a autoescola

A possibilidade do futuro condutor poder ter suas aulas práticas de direção com alguém da família ou outra pessoa próxima, é uma das questões mais comentadas sobre o projeto.

Obviamente que existirão regras e critérios para que isso aconteça. Entre as regras propostas estão:

  • O instrutor pessoal que ser maior de 25 e ter pelo menos 3 anos de carteira de motorista.
  • Fazer um cadastro do veiculo, que será sinalizado com um adesivo que indica a sua autorização para aulas práticas de direção.  

Entretanto todos os outros exames para a obtenção da CNH permanecem obrigatórios, a saber:

  • Aulas em autoescolas seguiriam obrigatórias para categorias C, D e E;
  • Exames médicos seguiriam com caráter de obrigatoriedades;
  • Provas prática e teórica seguiriam existindo.