no ,

FREELANCER quais as VANTAGENS e DESVANTAGENS?

FREELANCER quais as VANTAGENS e DESVANTAGENS
FREELANCER quais as VANTAGENS e DESVANTAGENS

Para quem pensa que não, freelancer já é termo à muito tempo utilizado no mercado. Pra quem assim como eu assistia programação da MTV, comendo chips, escutando música no walkman. Vai se lembrar de ouvir esse termo na fala de algum VJ em medos de 1997. Por outro lado, dizem que até nas cruzadas haviam uns freelas batalhando a fim de conquistar espaço no mercado de trabalho. Dessa forma, segundo a plataforma de empregos Clooser, aproximadamente 60% da população brasileira aderiu ao trabalho de freelancer entre os anos de 2021 e 2022.

Entre motivos mais powers que levaram profissionais atuais à aderirem este modelo de trabalho, é possível destacar busca por trabalho autônomo; remuneração extra; busca de recolocação no mercado de trabalho. Dessa forma, cada vez mais prestadores de serviços, têm buscado se inteirar sobre funcionamento do trabalho freelancer. Porém, entender o que é, vantagens e desvantagens desse modelo, é super válido. Isso para quem está pensando em ingressar na área.

A fim de se disponibilizar como freelancer?

Enfim, trabalhador freelancer é autônomo. Isso é inquestionável. Por outro lado, pode oferecer serviços para diferentes empresas. Ou seja, não havendo vínculo empregatício formal com impressas. Portanto, potencializado com reformulação nas leis de trabalho, avanço da tecnologia, fizeram com que tal modelo de trabalho crescesse. Dessa forma, pessoas que se tornam freelancer buscam geralmente por:

  • Flexibilidade de horário e local de trabalho.
  • Outras fontes de renda.
  • Recolocação no mercado de trabalho.

Por outro lado, se percebe, que tais profissionais, buscam no trabalho freelancer, diferentes motivações. Nada que se possa enquadrar, para além dos detalhes gerais apresentados logo acima; nesse conteúdo. Logo, sempre é muito válido aprender. Inclusive, importante entender vantagens e desvantagens de se trabalhar na categoria freelancer. Algumas  vantagens de atuar como freelancer:

  • Possibilidade de desenvolver própria agenda de trabalho.
  • Escolher forma para prestar serviços. Sendo CNPJ ou não.
  • Prestar serviços para empresas de diferentes segmentos.

 Por outro lado, entre desvantagens mais comuns desse tipo de serviço estão:

  • Altíssimas concorrências do mercado.
  • Ausência de renda fixa.
  • Imprevisibilidade do mercado de trabalho.

Ou seja, prestar serviços como freelancer, pode ser interessante. Mas, antes de tudo, é necessário ter controle sobre as próprias finanças. Afinal, imprevistos fazem parte da rotina. Tanto quanto profissional. Quanto pessoal. Podem oportunizar impactos diretos nas atuações que freelas potencializam como freelancer.